APRESENTAÇÃO | PRESENTATION

Autores

  • Eloisa Helena Santos UFMG | UNA
  • Margareth Diniz UFOP

Palavras-chave:

Dossiê, Enigmático, Objetividade/subjetividade

Resumo

O presente dossiê tem como objetivo reunir produções científicas que abordam a dimensão enigmática presente na atividade do(a) pesquisador(a) e que expressa a relação entre objetividade e subjetividade. Este objeto de pesquisa se insere no campo epistêmico dos dos saberes no trabalho, bem como do reconhecimento e do diálogo entre saberes de natureza diferente, além da devida legitimação de cada um deles. O problema que o origina é o estatuto epistemológico, político, cultural e subjetivo dos saberes produzidos e mobilizados pelos(as) trabalhadores(as) em situações diversas de trabalho, bem como os processos de construção e legitimação desses saberes. A partir daí, o interesse dos artigos que compõem o dossiê se volta, especialmente, para a atividade do(a) pesquisador(a). A abordagem da dimensão enigmática da atividade do(a) pesquisador(a) remete, inicialmente, ao tema da relação do sujeito com o saber. A investigação em torno da noção de relação com o saber e suas implicações no processo de produção e legitimação de saberes, demanda recorrente nas discussões em torno dos saberes nas situações de trabalho, levou ao aprofundamento do diálogo com referenciais teóricos diferentes. Entre eles destacam-se a antropologia, a etnologia, a filosofia, a sociologia e a psicanálise. Os artigos aqui reunidos, a partir das questões em pauta, quando se trata de focalizar os sujeitos, os saberes e as relações entre eles, buscam focalizar um tipo específico de trabalhador(a): o(a) pesquisador(a). O enigmático da relação entre objetividade e subjetividade na atividade desse sujeito ganha realce 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Helena Santos, UFMG | UNA

Doutora em Educação pela Université de Paris VIII, MEstre em Educação pela FaE/UFMG, Graduada em Serviço Social pela PucMinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una. Coordenadora do Garimpo da Atividade de Trabalho - Pesquisa e intervenção, e membro do POIESIS - Núcleo de Estudos e Intervenções em Trabalho-Educação. É membro da Sociedade Internacional de Ergologia.

Margareth Diniz, UFOP

Doutora e Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Professora Adjunta de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS-UFOP). Coordenadora dos grupos de pesquisa sobre formação e condição docente — PRODOC/UFMG — e o Programa Caleidoscópio de Pesquisa/extensão — UFOP. Membro integrante do LEPSI — Seção Minas Gerais. Integra o Programa de Pós-Graduação — Mestrado em Educação/UFOP.

Downloads

Publicado

2016-06-26

Como Citar

SANTOS, E. H.; DINIZ, M. APRESENTAÇÃO | PRESENTATION. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 89–95, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9485. Acesso em: 17 out. 2021.