A GÊNESE DA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA: CENÁRIO DE CONSTRUÇÃO E CONCEITOS DERIVADOS

Authors

  • Paulo Roberto Vieira Júnior PUCMG
  • Eloisa Helena Santos UNA

Keywords:

ergologia, taylorismo-fordismo, atividade do trabalho

Abstract

O objetivo desta revisão de literatura é apresentar o cenário no qual o francês Yves Schwartz e seus colaboradores elaboraram as propostas de construção da perspectiva ergológica, bem como discutir os principais conceitos derivados desse processo. Para a ergologia, o trabalho se posiciona como atividade humana, espaço de debate de normas, criação e recriação do trabalhador frente às demandas do mundo do trabalho. Nessa trajetória, Schwartz é influenciado por importantes pesquisadores: o médico italiano Ivar Oddone e os médicos franceses Alain Wisner e Georges Canguilhem. Baseado nesses autores, o referencial ergológico avança na construção de termos descritivos como: normas antecedentes, renormalizações, corpo si, usos de si por si e pelo outro, dramáticas do uso de si e dispositivo dinâmico a 3 polos. Pode-se afirmar que a perspectiva ergológica é uma ferramenta diferenciada para análise e modificação das realidades trabalhistas, pois nesse processo abre possibilidades para que o trabalhador constitua-se como agente influenciador das demandas provenientes de seu espaço laboral em prol de sua saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eloisa Helena Santos, UNA

Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento. Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até
2003. Membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi Coordenadora.

Published

2012-03-29

How to Cite

VIEIRA JÚNIOR, P. R.; SANTOS, E. H. A GÊNESE DA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA: CENÁRIO DE CONSTRUÇÃO E CONCEITOS DERIVADOS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 83–100, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8729. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS