O OFÍCIO TÉCNICO COMO MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM O CAPITAL DE MARX
O PAPEL DOS MEIOS DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24871Palabras clave:
Marx, Educação Tecnológica, Meios de Trabalho, Formação OmnilateralResumen
O presente artigo tem por objetivo discutir e explicitar o caráter educativo geral da educação tecnológica no pensamento marxiano. Deste modo, busca-se o exame categorial da significação ontológica dos meios de trabalho. Esta análise se volta às mediações objetivas da atividade produtiva, tanto em seu uso quanto, principalmente, em sua produção pelos indivíduos sociais vivos e ativos. Para tanto, a exposição crítica se volta detalhadamente à parte na qual este tema é desenvolvido, no capítulo 5 do livro I de O Capital (Processo de Trabalho e Processo de Valorização). Ademais, tem-se por finalidade, a partir da compreensão acima delineada, abordar as formulações marxianas acerca da educação. Objetiva-se, por conseguinte, demonstrar como as declarações de Marx, consubstanciadas em documentos que se voltam à temática no bojo das discussões sobre a atuação dos movimentos dos trabalhadores e de suas organizações políticas, de certa maneira, traduzem como diretivas políticas um conjunto de entendimentos teóricos formulados na crítica da economia política.
Referencias
CHASIN, José. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
MARX, Karl. O capital – crítica da economia política, Livro I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
MARX, Karl. Sobre a questão Judaica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
MARX, Karl. Textos sobre educação e ensino – Karl Marx e Friedrich Engels. São Paulo: Centauro, 2004.
PRINGLE, Heather. A evolução da criatividade. Scientific American Brasil, ano 11, n.º 131, p. 64-71, 2013.
STOUT, Dietrich. Contos de um neurocientista da Idade da Pedra. Scientific American Brasil, n.º 168, p. 25-31, maio, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Trabalho & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
