O OFÍCIO TÉCNICO COMO MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM O CAPITAL DE MARX

O PAPEL DOS MEIOS DE TRABALHO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24871

Mots-clés :

Marx, Educação Tecnológica, Meios de Trabalho, Formação Omnilateral

Résumé

O presente artigo tem por objetivo discutir e explicitar o caráter educativo geral da educação tecnológica no pensamento marxiano. Deste modo, busca-se o exame categorial da significação ontológica dos meios de trabalho. Esta análise se volta às mediações objetivas da atividade produtiva, tanto em seu uso quanto, principalmente, em sua produção pelos indivíduos sociais vivos e ativos. Para tanto, a exposição crítica se volta detalhadamente à parte na qual este tema é desenvolvido, no capítulo 5 do livro I de O Capital (Processo de Trabalho e Processo de Valorização). Ademais, tem-se por finalidade, a partir da compreensão acima delineada, abordar as formulações marxianas acerca da educação. Objetiva-se, por conseguinte, demonstrar como as declarações de Marx, consubstanciadas em documentos que se voltam à temática no bojo das discussões sobre a atuação dos movimentos dos trabalhadores e de suas organizações políticas, de certa maneira, traduzem como diretivas políticas um conjunto de entendimentos teóricos formulados na crítica da economia política.

Biographies des auteurs

  • Sabina Maura Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Educação (UFMG), Mestre em Filosofia (UFMG), Graduada em Filosofia (UFMG) e História (FAFIBH). Professora do CEFET-MG.

  • Antônio José Lopes Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutor (UNICAMP), Mestre e Graduado (UFMG) em Filosofia. Professor da UFMG.

Références

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Publiée

2020-09-04

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Comment citer

O OFÍCIO TÉCNICO COMO MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM O CAPITAL DE MARX: O PAPEL DOS MEIOS DE TRABALHO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 29–46, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.24871. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/24871. Acesso em: 10 déc. 2025.

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