Drummond e os vapores de um sequestro
a histérica Adalgisa, a orquídea, a bela Ninfeia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51487Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade, Ninfa, histeria, desejoResumo
Este artigo, de viés ensaístico, parte do poema “Desdobramento de Adalgisa”, de Carlos Drummond de Andrade, para colocar em movimento a hipótese de Mário de Andrade de que existiria um sequestro, isto é, um recalque do desejo nos primeiros livros do poeta. Diante da desmontagem de imagens que atravessa “Desdobramento de Adalgisa”, parece emergir um traço de histeria que prevê uma desordem do gesto poético. Em um segundo momento, mostramos como reverberações da histeria de Adalgisa se deixam notar na imaginação erótica, floral e metamórfica de O amor natural e também no aspecto indomável da orquídea-ninfa antieuclidiana que subverte os limites da geometria. Tal subversão pela imagem-desejo que é a orquídea permite concluir que o sequestro se transforma em outra coisa, assumindo novos contornos à medida que o desejo passa a existir como travessia no abismo, modo de insistência na vida e no mundo apesar da morte.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, 1973.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Amar se aprende amando: poesia de convívio e de humor. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.
ARAGON, Louis; BRETON, André. “Le cinquantenaire de l’hystérie” (1878–1928). La Révolution Surréaliste, n. 11, 15 de março 1928.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BATAILLE, Georges. “O espírito moderno e o jogo das transposições”. In: Documents. Tradução: João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
BRETON, André. Nadja. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: 100/cabeças, 2022.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition, 1. Paris: Les Éditions de Minuit, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: Essai sur le drapé tombé. Paris: Éditions Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Motifs de l’incarnation dans les arts visuels. Paris: Éditions Gallimard, Collection Les Temps des images, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria: Charcot e a iconografia da Salpêtrière. Tradução: Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Aperçues. Paris: Les Éditions de Minuit, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa dolorosa: Essai sur la mémoire d’un geste. Paris: Éditions Gallimard, 2019.
EURÍPIDES. Ifigênia em Áulis, As fenícias, As bacantes. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FREUD, Sigmund. Obras completas, vol. 2: estudos sobre a histeria em coautoria com Josef Breuer. Tradução: Laura Barreto; revisão da tradução Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
HEINICH, Nathalie. États de femme. L’identité féminine dans la fiction occidentale. Paris: Éditions Gallimard, 1996.
HIDALGO, Anne. Héroïnes romantiques (présentation). Paris: Éditions Paris Musées, 2022.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
LIVI, Jocelyne. Vapeurs de femmes. Essai historique sur quelques fantasmes médicaux et philosophiques. Paris: Navarin Éditeur, 1984.
MERQUIOR, José Guilherme. Verso universo em Drummond. Tradução: Marly de Oliveira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.
NABOKOV, Vladimir. Lolita. Tradução: Brenno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
NABOKOV, Vladimir. Ada ou ardor. Tradução: Jorio Dauster. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.
NERY, Adalgisa. A imaginária. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
NERY, Adalgisa. Neblina. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
ROQUE, Maura Voltarelli. O sequestro da ninfa: as pernas, o enigma, os vapores em Carlos Drummond de Andrade. 1. ed. Campinas-SP: Ofícios Terrestres Edições, 2024.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. “O erotismo nos deixa gauche?” In: O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
STIGGER, Veronica. O útero do mundo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maura Voltarelli Roque (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).



