Drummond e os vapores de um sequestro

a histérica Adalgisa, a orquídea, a bela Ninfeia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51487

Palabras clave:

Carlos Drummond de Andrade, Ninfa, histeria, desejo

Resumen

Este artigo, de viés ensaístico, parte do poema “Desdobramento de Adalgisa”, de Carlos Drummond de Andrade, para colocar em movimento a hipótese de Mário de Andrade de que existiria um sequestro, isto é, um recalque do desejo nos primeiros livros do poeta. Diante da desmontagem de imagens que atravessa “Desdobramento de Adalgisa”, parece emergir um traço de histeria que prevê uma desordem do gesto poético. Em um segundo momento, mostramos como reverberações da histeria de Adalgisa se deixam notar na imaginação erótica, floral e metamórfica de O amor natural e também no aspecto indomável da orquídea-ninfa antieuclidiana que subverte os limites da geometria. Tal subversão pela imagem-desejo que é a orquídea permite concluir que o sequestro se transforma em outra coisa, assumindo novos contornos à medida que o desejo passa a existir como travessia no abismo, modo de insistência na vida e no mundo apesar da morte.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maura Voltarelli Roque, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | Campinas | SP | BR

    Maura Voltarelli é pesquisadora e crítica literária, possui mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014) (bolsista Fapesp) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2019) (bolsista Fapesp), com estágio de pesquisa (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Recentemente, concluiu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) (bolsista Fapesp), com período como pesquisadora visitante (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, também sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Seus estudos e pesquisas mais recentes têm se voltado para um diálogo de natureza antropológica entre a palavra e a imagem, a literatura e as artes visuais, por meio do estudo da imagem da Ninfa, pensada por autores como Aby Warburg, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, na literatura brasileira. É autora do livro Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), publicado pela Ofícios Terrestres Edições, além de uma série de artigos científicos na área de Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária e Artes Visuais. Seu livro mais recente, O Sequestro da Ninfa, sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, fruto de pesquisa de pós-doutorado, está em processo de finalização, com publicação pela Ofícios Terrestres Edições para início de 2024.

Referencias

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, 1973.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Amar se aprende amando: poesia de convívio e de humor. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985.

ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.

ARAGON, Louis; BRETON, André. “Le cinquantenaire de l’hystérie” (1878–1928). La Révolution Surréaliste, n. 11, 15 de março 1928.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BATAILLE, Georges. “O espírito moderno e o jogo das transposições”. In: Documents. Tradução: João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

BRETON, André. Nadja. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: 100/cabeças, 2022.

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition, 1. Paris: Les Éditions de Minuit, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: Essai sur le drapé tombé. Paris: Éditions Gallimard, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Motifs de l’incarnation dans les arts visuels. Paris: Éditions Gallimard, Collection Les Temps des images, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria: Charcot e a iconografia da Salpêtrière. Tradução: Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aperçues. Paris: Les Éditions de Minuit, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa dolorosa: Essai sur la mémoire d’un geste. Paris: Éditions Gallimard, 2019.

EURÍPIDES. Ifigênia em Áulis, As fenícias, As bacantes. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

FREUD, Sigmund. Obras completas, vol. 2: estudos sobre a histeria em coautoria com Josef Breuer. Tradução: Laura Barreto; revisão da tradução Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.

HEINICH, Nathalie. États de femme. L’identité féminine dans la fiction occidentale. Paris: Éditions Gallimard, 1996.

HIDALGO, Anne. Héroïnes romantiques (présentation). Paris: Éditions Paris Musées, 2022.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

LIVI, Jocelyne. Vapeurs de femmes. Essai historique sur quelques fantasmes médicaux et philosophiques. Paris: Navarin Éditeur, 1984.

MERQUIOR, José Guilherme. Verso universo em Drummond. Tradução: Marly de Oliveira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.

NABOKOV, Vladimir. Lolita. Tradução: Brenno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

NABOKOV, Vladimir. Ada ou ardor. Tradução: Jorio Dauster. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.

NERY, Adalgisa. A imaginária. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

NERY, Adalgisa. Neblina. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

ROQUE, Maura Voltarelli. O sequestro da ninfa: as pernas, o enigma, os vapores em Carlos Drummond de Andrade. 1. ed. Campinas-SP: Ofícios Terrestres Edições, 2024.

SANT’ANNA, Afonso Romano de. “O erotismo nos deixa gauche?” In: O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.

STIGGER, Veronica. O útero do mundo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016.

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Voltarelli Roque, M. (2024). Drummond e os vapores de um sequestro: a histérica Adalgisa, a orquídea, a bela Ninfeia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(4), 203–220. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51487