Drummond e os vapores de um sequestro
a histérica Adalgisa, a orquídea, a bela Ninfeia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51487Palabras clave:
Carlos Drummond de Andrade, Ninfa, histeria, desejoResumen
Este artigo, de viés ensaístico, parte do poema “Desdobramento de Adalgisa”, de Carlos Drummond de Andrade, para colocar em movimento a hipótese de Mário de Andrade de que existiria um sequestro, isto é, um recalque do desejo nos primeiros livros do poeta. Diante da desmontagem de imagens que atravessa “Desdobramento de Adalgisa”, parece emergir um traço de histeria que prevê uma desordem do gesto poético. Em um segundo momento, mostramos como reverberações da histeria de Adalgisa se deixam notar na imaginação erótica, floral e metamórfica de O amor natural e também no aspecto indomável da orquídea-ninfa antieuclidiana que subverte os limites da geometria. Tal subversão pela imagem-desejo que é a orquídea permite concluir que o sequestro se transforma em outra coisa, assumindo novos contornos à medida que o desejo passa a existir como travessia no abismo, modo de insistência na vida e no mundo apesar da morte.
Descargas
Referencias
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, 1973.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Amar se aprende amando: poesia de convívio e de humor. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A paixão medida. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.
ARAGON, Louis; BRETON, André. “Le cinquantenaire de l’hystérie” (1878–1928). La Révolution Surréaliste, n. 11, 15 de março 1928.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.
BATAILLE, Georges. “O espírito moderno e o jogo das transposições”. In: Documents. Tradução: João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
BRETON, André. Nadja. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: 100/cabeças, 2022.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition, 1. Paris: Les Éditions de Minuit, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: Essai sur le drapé tombé. Paris: Éditions Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’image ouverte. Motifs de l’incarnation dans les arts visuels. Paris: Éditions Gallimard, Collection Les Temps des images, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria: Charcot e a iconografia da Salpêtrière. Tradução: Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Aperçues. Paris: Les Éditions de Minuit, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa dolorosa: Essai sur la mémoire d’un geste. Paris: Éditions Gallimard, 2019.
EURÍPIDES. Ifigênia em Áulis, As fenícias, As bacantes. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FREUD, Sigmund. Obras completas, vol. 2: estudos sobre a histeria em coautoria com Josef Breuer. Tradução: Laura Barreto; revisão da tradução Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.
HEINICH, Nathalie. États de femme. L’identité féminine dans la fiction occidentale. Paris: Éditions Gallimard, 1996.
HIDALGO, Anne. Héroïnes romantiques (présentation). Paris: Éditions Paris Musées, 2022.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
LIVI, Jocelyne. Vapeurs de femmes. Essai historique sur quelques fantasmes médicaux et philosophiques. Paris: Navarin Éditeur, 1984.
MERQUIOR, José Guilherme. Verso universo em Drummond. Tradução: Marly de Oliveira. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.
NABOKOV, Vladimir. Lolita. Tradução: Brenno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
NABOKOV, Vladimir. Ada ou ardor. Tradução: Jorio Dauster. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.
NERY, Adalgisa. A imaginária. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
NERY, Adalgisa. Neblina. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
ROQUE, Maura Voltarelli. O sequestro da ninfa: as pernas, o enigma, os vapores em Carlos Drummond de Andrade. 1. ed. Campinas-SP: Ofícios Terrestres Edições, 2024.
SANT’ANNA, Afonso Romano de. “O erotismo nos deixa gauche?” In: O amor natural. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
STIGGER, Veronica. O útero do mundo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maura Voltarelli Roque (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).