Uma oficina poética de lembranças
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.77-94Palabras clave:
W. G. Sebald, literatura, bricolagem, fotografiaResumen
No ano de 2001, foi publicado o último livro do já então célebre escritor alemão W. G. Sebald, Austerlitz. Marcado pela digressão, pelo tom melancólico, pelo emprego de remissões factuais e pelo uso de fotografias, o livro se caracteriza como um gênero híbrido entre o factual e o ficcional. Neste artigo, procuro apresentar e discutir o processo criativo a partir do contato com o espólio do autor, no tocante ao uso de fotografias em sua narrativa. Diante das particularidades desse espólio, parto do princípio de que o espólio é uma extensão da obra do autor e que nela se encontra em constante discussão uma prática e conceito de arquivo que atravessa e se reflete em todo o procedimento criativo de Sebald. Durante a análise do material referente a Austerlitz, ao acentuar o papel da semelhança e da analogia em sua prática enquanto colecionador de imagens, a proposta é apontar o interesse do autor pelo problema do olhar, da percepção visual e da representação que, por fim, aproxima seu procedimento poético ao da bricolagem praticada por artistas conhecidos como outsiders.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
DIRKS, Nicholas. The Imperial Archive: Colonial Knowledge and Colonial Rules. In: DIRKS, Nicholas (Org.). Castes of Mind: Colonialism and the Making of Modern India. Princeton: Princeton University Press, 2001. p. 107-124.
LONG, Jonathan. W. G. Sebald: Image, Archive, Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.
LUBOW, Arthur et al. A Symposium on W. G. Sebald. The Treepenny Review, 89 (Primavera, 2002), p. 18-21.
POMPEU, Douglas Valeriano. As sombras do real em Austerlitz: investigação sobre a fotografia em W. G. Sebald. 2012. 200 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
RONDAS, Jean-Pierre. So wie ein Hund, der den Löffel vergisst: Ein Gespräch mit W. G. Sebald über Austerlitz. In: DE WINDE, Arne; GILLEIR, Anke (Org.). Literatur im Krebsgang: Totenbeschwörung und Memoria in der Deutschsprachigen Literatur nach 1989. Amsterdamer Beiträge zur neueren Gemanistik, n. 64, 2008. p. 351-363.
SEBALD, W. G. Eine Kleine Traverse: “Das poetische Werk Ernst Herbecks”. In. Die Beschreibung des Unglücks. Zur österreichischen Literatur von Stifter bis Handke. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2006.
SEBALD, W. G. Austerlitz. Frankfurt/Main: Fischer Verlag, 2003.
SCHOLZ, Christian. Photographie und Erinnerung: W. G. Sebald im Porträt. Akzent, n. 50.1, fev. 2003. p. 73-80.
ZISSELSBERGER, Markus. Melancholy Longings: Sebald, Benjamin, and the Image of Kafka. In: PATT, Lise (Org.). Searching for Sebald: photography after WG Sebald. Los Angeles: The Institut of Cultural Inquiry, 2007. p. 280-301.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Douglas Valeriano Pompeu (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).