Gisberta ou a transvertebração de um corpo sem órgãos

Autores

  • Rodrigo Ielpo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.111-125

Palavras-chave:

teatro, Gisberta, corpo sem órgãos, transvertebração

Resumo

Este artigo tem por objetivo pensar a criação dramatúrgica do espetáculo Gisberta, dirigido por Renato Carrera, a partir de um diálogo entre as reflexões de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre o conceito de “corpo sem órgãos” e o dispositivo que Marcel Proust chamará, no início de Du côté de chez Swann, primeiro volume de À la recherche du temps perdu, de transvertebração.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ielpo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em regime de cotutela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Paris 7 (2010). É professor de Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágios de pós-doutorado na UNICAMP e na Universidade de Paris 7, ambos com bolsa FAPESP. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nas seguintes áreas: literatura e teatro francês moderno e contemporâneo, relações entre literatura francesa e literatura brasileira, literatura e processos de subjetivação, literatura e história.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Ielpo, R. (2019). Gisberta ou a transvertebração de um corpo sem órgãos. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 111–125. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.111-125

Edição

Seção

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente