Efetividade de mensagens eletrônicas nos telefones celulares na cooperação de pacientes ortodônticos no uso de elásticos, contenção e na presença às consultas

uma revisão sistemática e meta-análise

Autores

  • Bárbara Linhares Brazil do Couto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Alves Andrade Faculdade Pitágoras
  • Jader Oliva Jorge Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica
  • Lucas Guimarães Abreu Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-2258-8071
  • Gabriela Luíza Nunes Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.33084

Palavras-chave:

Ortodontia, Mídias sociais, Cooperação do paciente

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de mensagens por WhatsApp, mensagem de texto (SMS), ou aplicativos na cooperação dos pacientes ortodônticos para usar elásticos, contenção e para não faltar ou atrasar para as consultas.

Métodos: Foram conduzidas buscas em cinco bases de dados eletrônicas, no OpenGrey e Google Scholar sem restrição de data/idioma de publicação. Seleção dos estudos, extração de dados e análise da qualidade metodológica dos artigos com a ferramenta Cochrane foram realizados. Resultados de meta-análises foram apresentados em razão das chances (RC) e intervalo de confiança (IC).

Resultados: Oito estudos foram incluídos. Indivíduos que receberam mensagens por aplicativo apresentaram um número menor de comparecimentos falhos (p < 0,05). Indivíduos que receberam mensagens por WhatsApp obtiveram maior eficácia na correção da má oclusão classe II com elásticos e uma menor diminuição da distância intercaninos (p < 0,05) do que aqueles que não receberam mensagens. Para irregularidade dos incisivos, não houve diferença entre quem recebeu ou não recebeu mensagem de texto (p = 0,92). Entre indivíduos que recebiam mensagens por SMS, o número de comparecimentos à consulta foi maior que o número de não comparecimentos (RC = 15,48; IC = 1,04–230,24), além do maior uso de elásticos (p = 0,001). Não há diferença no comparecimento à consulta entre indivíduos que receberam uma mensagem prévia por SMS e quem recebeu ligação telefônica prévia (RC = 1,11; IC = 0,30 – 4,05), ou quem recebeu e-mail (p > 0,05). A qualidade metodológica variou de baixo a alto.

Conclusão: Mensagens em celulares são eficientes na redução de faltas nas consultas, no número de comparecimentos falhos, no aumento do uso de elásticos e contenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Richter DD, Nanda RS, Sinha PK, Smith DW, Currier, GF. Effect of behavior modification on patient compliance in orthodontics. Angle Orthod. 1998;68(2):123-32.

Mehra T, Nanda RS, Sinha PK. Orthodontists’ assessment and management of patient compliance. Angle Orthod. 1998;68(2):115-22.

Sinha PK, Nanda RS, McNeil DW. Perceived orthodontist behaviors that predict patient satisfaction, orthodontist-patient relationship, and patient adherence in orthodontic treatment. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 1996;110(4):370-7.

Pereira CA. Dentistry and the social media. Rev Gaúcha Odontol. 2017;65(3):229-36.

Sharif MO, Siddiqui NR, Hodges SJ. Patient awareness of orthodontic mobile phone apps. J Orthod. 2019;46(1):51-5.

Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. J Clin Epidemiol. 2009;62(10):1006-12.

Higgins JP, Altman DG, Gøtzsche PC, Jüni P, Moher D, Oxman AD, et al. The Cochrane Collaboration’s tool for assessing risk of bias in randomised trials. BMJ. 2011;343:d5928.

Higgins JP, Thompson SG, Deeks JJ, Altman DG. Measuring inconsistency in meta-analyses. BMJ. 2003;327(7414):557-60.

Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, Kunz R, Falck-Ytter Y, Alonso-Coello P, et al. GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations. BMJ. 2008;336(7650):924-6.

Bos A, Hoogstraten J, Prahl-Andersen B. Failed appointments in an orthodontic clinic. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2005;127(3):355-7.

Li X, Xu ZR, Tang N, Ye C, Zhu XL, Zhou T, et al. Effect of intervention using a messaging app on compliance and duration of treatment in orthodontic patients. Clin Oral Investig. 2016;20(8):1849-59.

Leone SMM, Souza-Constantino AM, Conti ACCF, Capelozza Filho L, Almeida-Pedrin RR. The influence of text messages on the cooperation of Class II patients regarding the use of intermaxillary elastics. Angle Orthod. 2019;89(1):111-6.

Wegrzyniak LM, Hedderly D, Chaudry K, Bollu P. Measuring the effectiveness of patient-chosen reminder methods in a private orthodontic practice. Angle Orthod. 2018;88(3):314-8.

Zotti F, Zotti R, Albanese M, Nocini PF, Paganelli C. Implementing post-orthodontic compliance among adolescents wearing removable retainers through WhatsApp: a pilot study. Patient Prefer Adherence. 2019;13:609-15.

Al-Moghrabi D, Pandis N, McLaughlin K, Johal A, Donos N, Fleming PS. Evaluation of the effectiveness of a tailored mobile application in increasing the duration of wear of thermoplastic retainers: a randomized controlled trial. Eur J Orthod. 2020;42(5):571-9.

Pinchani V, Kalia A, Gupta G, Mirdeghan N. Does text message reminder help orthodontic patients to wear intra-oral elastics during the treatment? J Dent Oro Surg. 2015;1(1):1-5.

Al-Abdallah M, Hamdan M, Dar-Odeh N. Traditional vs digital communication channels for improving compliance with fixed orthodontic treatment. Angle Orthod. 2021;91(2):227-35.

Li H, Xu J, Li L, Meng Q. Health-Related Internet Use in Hard-to-Reach Populations: Empirical Findings From a Survey in a Remote and Mountainous Province in China. J Med Internet Res. 2019;21(5):e12693.

Neal RD, Hussain-Gambles M, Allgar VL, Lawlor DA, Dempsey O. Reasons for and consequences of missed appointments in general practice in the UK: questionnaire survey and prospective review of medical records. BMC Fam Pract. 2005;6:47.

Collins J, Santamaria N, Clayton L. Why outpatients fail to attend their scheduled appointments: a prospective comparison of differences between attenders and non-attenders. Aust Health Rev. 2003;26(1):52-63.

Appleton JV. Missed outpatient appointments and unplanned healthcare: the real question is ‘why’? Dev Med Child Neurol. 2019;61(7):743.

Hashim MJ, Franks P, Fiscella K. Effectiveness of telephone reminders in improving rate of appointments kept at an outpatient clinic: a randomized controlled trial. J Am Board Fam Pract. 2001;14(3):193-6.

White K. Longevity advances in high-income countries, 1955–1996. Popul Dev Rev. 2002;28(1):59-76.

Ersöz M, Uz Z, Malkoç S, Karataş M. A Patient- and Family-Centered Care Approach to Orthodontics: Assessment of Feedbacks from Orthodontic Patients and Their Families. Turk J Orthod. 2016;29(2):38-43.

Chen ZW, Fang LZ, Chen LY, Dai HL. Comparison of an SMS text messaging and phone reminder to improve attendance at a health promotion center: a randomized controlled trial. J Zhejiang Univ Sci B. 2008;9(1):34-8.

Anstey Watkins JOT, Goudge J, Gómez-Olivé FX, Griffiths F. Mobile phone use among patients and health workers to enhance primary healthcare: a qualitative study in rural South Africa. Soc Sci Med. 2018;198:139-147.

Janson G, Sathler R, Fernandes TM, Branco NC, Freitas MR. Correction of Class II malocclusion with Class II elastics: a systematic review. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2013;143(3):383-92.

Aras I, Pasaoglu A. Class II subdivision treatment with the Forsus Fatigue Resistant Device vs intermaxillary elastics. Angle Orthod. 2017;87(3):371-6.

Hagg E, Dahinten VS, Currie LM. The emerging use of social media for health-related purposes in low and middle-income countries: A scoping review. Int J Med Inform. 2018;115:92-105.

Littlewood SJ, Kandasamy S, Huang G. Retention and relapse in clinical practice. Aust Dent J. 2017;62 Suppl 1:51-7.

Al-Ak’hali MS, Halboub ES, Asiri YM, Asiri AY, Maqbul AA, Khawaji MA. WhatsApp-assisted oral health education and motivation: a preliminary randomized clinical trial. J Contemp Dent Pract. 2020;21(8):922-5.

Al-Moghrabi D, Colonio Salazar FB, Johal A, Fleming PS. Factors influencing adherence to vacuum-formed retainer wear: a qualitative study. J Orthod. 2019;46(3):212-9.

Johnston CD, Littlewood SJ. Retention in orthodontics. Br Dent J. 2015;218(3):119-22.

Pratap JN, Varughese AM, Mercurio P, Lynch T, Lonnemann T, Ellis A, et al. Reducing cancelations on the day of scheduled surgery at a children’s hospital. Pediatrics. 2015;135(5):e1292-9.

Bowen TB, Rinchuse DJ, Zullo T, DeMaria ME. The influence of text messaging on oral hygiene effectiveness. Angle Orthod. 2015;85(4):543-8.

Boker A, Feetham HJ, Armstrong A, Purcell P, Jacobe H. Do automated text messages increase adherence to acne therapy? Results of a randomized, controlled trial. J Am Acad Dermatol. 2012;67(6):1136-42.

Eppright M, Shroff B, Best AM, Barcoma E, Lindauer SJ. Influence of active reminders on oral hygiene compliance in orthodontic patients. Angle Orthod. 2014;84(2):208-13.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

Couto, B. L. B. do, Andrade, A. A., Jorge, J. O., Abreu, L. G., & Souza, G. L. N. . (2022). Efetividade de mensagens eletrônicas nos telefones celulares na cooperação de pacientes ortodônticos no uso de elásticos, contenção e na presença às consultas: uma revisão sistemática e meta-análise. Arquivos Em Odontologia, 58, 109–124. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.33084

Edição

Seção

Artigos