Participação de docentes do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes em atividades de pesquisa e extensão
estudo retrospectivo
Palavras-chave:
Odontologia, Pesquisa, Ensino, ExtensãoResumo
Este estudo retrospectivo avaliou a participação de docentes do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, em atividades de pesquisa e extensão nos anos de 2005 e 2006. Os dados foram coletados a partir de documentos gerados pela Diretoria de Recursos Humanos da Unimontes. A análise estatística descritiva e o teste de Likelihood Ratio (p<0,05) foram realizados no programa SPSS®11.0. Participaram 21 docentes, sendo a maioria (61,5%) do gênero feminino, distribuídos nas áreas de Clínicas Integradas (5), Endodontia (3), Estomatologia/Patologia Bucal (3), Odontopediatria (2), Periodontia (2), Prótese (2) e Saúde Coletiva (4). No tocante à atuação simultânea em pesquisa e extensão, nos anos de 2005 e 2006, foi observada participação docente de 33% e 47% respectivamente, sem diferenças significativas (p>0,05) entre os anos. Os professores das disciplinas de Odontopediatria (100%), Saúde Coletiva (75%), Clínicas Integradas (60%) e Endodontia (33%) realizaram ações conjuntas de pesquisa e extensão. Já os docentes de Periodontia, Estomatologia/Patologia Bucal e Prótese não participaram simultaneamente de atividades de pesquisa e extensão, no entanto, todos os professores de Estomatologia/Patologia Bucal atuaram em pesquisa. Foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) quando comparadas as disciplinas de atuação dos docentes e práticas de pesquisa e/ou extensão. Concluiu-se que importante parcela do grupo avaliado desempenhou atividades de pesquisa e/ou extensão, mas a prática das ações mencionadas pode ser incrementada.
Downloads
Referências
Estrela C. Metodologia Cientifica-ensino e pesquisa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2001:483.
Madeira MC. Ensino, pesquisa, extensão. In: Perri de Carvalho AC, Kriger L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006;97-103.
Masetto MT. Um paradigma interdisciplinar para a formação do cirurgião-dentista. In: Perri de Carvalho AC, Kriger L. Educação Odontológica. São Paulo: Artes Médicas, 2006;97-103.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. Brasília, 2005, 79p.
Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de odontologia e a interação com o SUS. Revista da ABENO 2004; 4: 17-21.
Brasil. CNE-Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 2002. Seção 1: 10.
Feuerwerker L, Almeida M. Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação. Revista da ABENO 2004; 4:14-16.
Foresti MCPP. Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema. Revista da ABENO 2001; 1: 13-16.
Secco LG, Pereira MLT. Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais. Ciência & Saúde Coletiva 2004; 9:113-20.
Unimontes-Universidade Estadual de Montes Claros-Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia. Montes Claros, 2002,95p.