Visão de discentes sobre atendimento a pacientes HIV/AIDS

Autores

  • Simone de Melo Costa Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
  • Orlene Veloso Dias Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
  • João dos Reis Canela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
  • José Geraldo de Freitas Drumond Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes
  • Thalita Thyrza de Almeida Santa- Rosa Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Resumo

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) acentuou os problemas éticos e morais relativos à saúde da população. Frente a isso se torna imprescindível inserir a discussão bioética na abordagem da doença. Esse estudo objetivou conhecer as visões de discentes dos cursos de Educação Física (EF), Medicina
(Md) e Odontologia (Od) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com relação aos conflitos bioéticos envolvidos com a infecção HIV/AIDS e profissionais de saúde. Aplicou-se questionário pré-testado
no primeiro dia de aula da disciplina Bioética. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e ao teste c2 considerando o nível de significância de 0,5% (p£0,05). Participaram do estudo, 68 acadêmicos: 38% do curso de EF, 28% de Md e 34% de Od, sendo 58,8% do sexo masculino. Dos entrevistados, 98,5% não deixariam de atender paciente HIV/AIDS e 56% não consideram obrigatória a realização de teste HIV para pacientes nas Instituições de Saúde. Sobre a recusa de paciente HIV informar ao parceiro sua sorologia,
79,4% relataram ser favoráveis à quebra do sigilo profissional. A maioria dos discentes afirma que o profissional de saúde HIV positivo (53%) tem o dever de informar sua condição sorológica ao paciente. Não houve diferenças estatísticas significativas entre os cursos e gêneros. A partir dos dados coletados, concluiu-se que os posicionamentos éticos e morais dos entrevistados acerca do atendimento a pacientes HIV/AIDS não são influenciados pelo gênero e curso de graduação. Também, tais resultados subsidiam o norteamento do ensino
da Bioética relacionada à infecção HIV/AIDS nas instituições de ensino superior.
Descritores: Bioética. Estudantes. HIV.

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Biografia do Autor

Simone de Melo Costa, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil

Orlene Veloso Dias, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil

João dos Reis Canela, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Departamento Medicina, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil

José Geraldo de Freitas Drumond, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Departamento Medicina, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil

Thalita Thyrza de Almeida Santa- Rosa, Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, MG, Brasil

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Costa, S. de M., Dias, O. V., Canela, J. dos R., Drumond, J. G. de F., & Rosa, T. T. de A. S.-. (2016). Visão de discentes sobre atendimento a pacientes HIV/AIDS. Arquivos Em Odontologia, 45(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3489

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