Fatores sócio comportamentais em grupos de polarização da cárie dentária em escolares e pré- escolares em município de médio porte
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.3.01Palavras-chave:
Cárie dentária, Epidemiologia, Fatores socioeconômicosResumo
Objetivo: Avaliar a experiência de cárie dentária, identificar os grupos de polarização e verificar os fatores associados à doença cárie dentária em escolares e pré-escolares do município de Pirassununga, SP.
Materiais e Métodos: A coleta de dados foi realizada por levantamento epidemiológico em 2006, em pré-escolares de 5 anos (n = 113) e escolares de 12 anos (n = 117). Foram utilizados os códigos e critérios padronizados pela OMS. Em seguida, realizou-se análise de regressão de Poisson entre grupos com presença de cárie dentária (CPOD/ceod > 0) e grupo SiC (Significant Caries Index).
Resultados: Aos 5 anos, 62,8% da amostra era composta por crianças livres de cárie, com média do ceod de 2,0 (dp = 2,9) e média do SiC 4,0 (dp = 3,6). Aos 12 anos, a média de CPOD foi de 1,2 (dp = 1,9), a média do SiC foi de 3,1 (dp = 2,4) e 53,8% eram livres de cárie. As variáveis que se apresentaram associadas à cárie dentária aos 5 anos no grupo com experiência de cárie dentária (ceod > 0) foram: ter procurado o dentista por motivo de dor/cárie (p = 0,00) e ter como responsável pelo sustento o pai ou a mãe (p = 0,053). No grupo de polarização (SiC) foram: frequência de escovação de 1 a 2 vezes ao dia (p = 0,052) e ter visitado o dentista no último ano (p = 0,025). Aos 12 anos, no grupo com experiência de cárie dentária (CPOD > 0), as variáveis com força de associação foram: meio de transporte ônibus/bicicleta (p= 0,026) e ter faltado à escola por dor/cárie (p = 0,011). No SIC, as variáveis encontradas foram: meio de transporte ônibus/ bicicleta (p = 0,034) e ter visitado o dentista no último ano (p = 0,023).
Conclusão: Em ambos os grupos etários, na dentição decídua e dentição permanente, em ambos os grupos (CPOD e SiC), a experiência de cárie foi associado a fatores socioeconômicos, sóciocomportamentais e de acesso.
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