ANÁLISE DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO FINANCEIRA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG
Resumo
Em qualquer contexto, a análise das demonstrações financeiras e do desempenho econômico-financeiro apresenta-se como uma exigência crescente das organizações. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar as demonstrações financeiras de uma cooperativa de crédito com o intuito de identificar os fatores peculiares que determinam o seu desempenho econômico e financeiro. A metodologia utilizada neste estudo constitui-se de uma análise econômica e financeira através do método DuPont, índices econômicos corporativos da organização e também do estudo de suas peças contábeis, a partir de um recorte cronológico compreendido entre 2011 a 2013. A identificação das fontes de criação de valor foi desenvolvida por meio da decomposição do retorno sobre o capital próprio (ROE). A partir da análise DuPont adaptada ao segmento, foram identificados os fatores determinantes dos resultados da cooperativa de crédito: a margem líquida, a eficiência operacional e a alavancagem. Tais fatores permitiram aprofundar nas seguintes características do desempenho econômico e financeiro da instituição pesquisada: queda da rentabilidade do ativo ocasionada tanto pela evolução das despesas administrativas e de pessoal, e queda do Spread, que apresentou nos anos de 2011 e 2012 o índice de 18% e no ano de 2013 o índice de 14%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.