ANÁLISE DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO FINANCEIRA EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MG
Abstract
Em qualquer contexto, a análise das demonstrações financeiras e do desempenho econômico-financeiro apresenta-se como uma exigência crescente das organizações. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar as demonstrações financeiras de uma cooperativa de crédito com o intuito de identificar os fatores peculiares que determinam o seu desempenho econômico e financeiro. A metodologia utilizada neste estudo constitui-se de uma análise econômica e financeira através do método DuPont, índices econômicos corporativos da organização e também do estudo de suas peças contábeis, a partir de um recorte cronológico compreendido entre 2011 a 2013. A identificação das fontes de criação de valor foi desenvolvida por meio da decomposição do retorno sobre o capital próprio (ROE). A partir da análise DuPont adaptada ao segmento, foram identificados os fatores determinantes dos resultados da cooperativa de crédito: a margem líquida, a eficiência operacional e a alavancagem. Tais fatores permitiram aprofundar nas seguintes características do desempenho econômico e financeiro da instituição pesquisada: queda da rentabilidade do ativo ocasionada tanto pela evolução das despesas administrativas e de pessoal, e queda do Spread, que apresentou nos anos de 2011 e 2012 o índice de 18% e no ano de 2013 o índice de 14%.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.