Precocidade reprodutiva em bovinos de corte
Palavras-chave:
Bovinos de corte. Características reprodutivas. Correlação genética. Herdabilidade.Resumo
A bovinocultura de corte no Brasil para ser eficiente e lucrativa deve focar nos índices zootécnicos de produção para se tornar uma atividade cada vez mais sustentável. O rebanho brasileiro apresenta índices reprodutivos abaixo do seu potencial, para reverter esse quadro, a adoção de mão de obra qualificada, nutrição, sanidade e potencial genético do rebanho entram como pontos chaves no sistema. O potencial genético deve focar na seleção de animais para um sistema de ciclo curto, visando precocidade sexual, crescimento e terminação do rebanho. A prenhez precoce apresenta variabilidade genética para ser incluída como característica alvo de seleção em programas de melhoramento genético, assim como a idade ao primeiro parto, sendo que essas duas características se correlacionam negativamente. A idade ao primeiro parto e o perímetro escrotal são características de fácil mensuração e indicadoras da precocidade em bovinos. O perímetro escrotal é menos influenciado por fatores não genéticos do que a idade ao primeiro parto, portanto mais herdável, apresentam correlação negativa, sendo, portanto utilizado na seleção da precocidade sexual de machos e fêmeas. Outras características indicadoras de fertilidade e precocidade sexual estão associadas aos escores visuais que são atualmente considerados nos programas de seleção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.