Uso de polinómios segmentados do tipo b na modelagem da curva de crescimento em codornas de corte
Palavras-chave:
Coturnix coturnix. Modelo de Gompertz. Peso corporal. SplineResumo
O objetivo neste trabalho foi descrever a curva de crescimento de codornas de corte por meio de modelos Splines, e comparar os resultados com o modelo não linear de Gompertz. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizado um banco de dados de codornas de corte (Coturnix coturnix) do programa de Melhoramento de Aves da Universidade Federal de Viçosa, com 10 gerações de dois grupos genéticos (UFV1 e UFV2), sendo 6.724 animais da UFV1 e 6.539 da UFV2. Os dados de pesos foram coletados semanalmente, do nascimento aos 42 dias, totalizando em sete medidas de peso corporal por animal. A análise dos dados foi feita no programa SAS® 9.4.e os critérios para a escolha do melhor modelo de ajuste foram: critério de informação de Akaike (AIC), critério de informação bayesiano de Schwarz (BIC), coeficiente de determinação ajustado (R2aj), coeficiente de determinação (R2), porcentagem de convergência (C%) e o quadrado médio do erro de predição (MEP). O modelo que mais se ajustou aos dados para descrição da curva de crescimento das linhagens foi o de Gompertz. As fêmeas da linhagem UFV1 e UFV2 obtiveram R2 de 99,55% e 99,56%, R2aj de 99,33% e 99,34%, MEP de 76,12 e 79,08, convergência igual a 99,97 e 100%, BIC igual a 45,83 e 45,87 e AIC de 46,00 e 46,03, respectivamente. Para os machos da linhagem UFV1 e da UFV2, o modelo de Gompertz foi o melhor modelo de ajuste. Portanto, recomenda-se o modelo de Gompertz para o ajuste de curvas de crescimento em ambas as linhagens, para ambos os sexos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.