Curva de desidratação de três leguminosas forrageiras tropicais
Palavras-chave:
Conservação de forragem. Fabaceae. Fenação.Resumo
Objetivou-se determinar o potencial de utilização de três leguminosas forrageiras tropicais (kudzu tropical, macrotiloma e estilosantes) no processo de fenação. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 (leguminosas) x 15 (tempos de secagem), com 4 repetições. O corte das forrageiras foi realizado 126 dias após o plantio, sendo feito a altura de 5 cm do solo. O material cortado foi submetido à picagem em tamanho de 3 a 5 cm. Posteriormente, o material de cada espécie foi espalhado em lonas plásticas em camadas de 15 cm de altura, expostos ao ar livre. A noite, os materiais foram recolhidos em um galpão coberto onde permaneceram expostos ao ar até às 7 h do dia seguinte. Este procedimento foi repetido até 56 h após o corte. As amostras foram coletadas a cada 4 h, sempre após homogeneização, sendo retirados 300 g para cada espécie, em cada tempo. As amostras foram identificadas, pesadas e levadas à estufa a 55°C por 72 h. Posteriormente, as amostras foram novamente pesadas. O kudzu tropical obteve menor tempo de secagem, seguido pelo estilosantes, e apresentaram teor de umidade inferior ao ponto de enfardamento nos tempos de 44 e 52 h, respectivamente. O macrotiloma não atingiu ponto de enfardamento no final das 56 h. Todas as espécies mostraram potencial para serem utilizadas na fenação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.