Silagem mista de sorgo e capim-colonião com adição do farelo de crambe
Palavras-chave:
Aditivo absorvente. Composição bromatológica. Graus de compactação. Perfil fermentativo.Resumo
A estacionalidade na produção de forragem tem sido apontada como um dos fatores que contribui para a baixa produtividade dos rebanhos. A silagem pode ser uma alternativa viável para complementar a alimentação do gado no período de seca. Objetivou-se com este trabalho quantificar os efeitos da inclusão do farelo de crambe em dois graus de compactação, tanto no perfil fermentativo como na composição bromatológica da silagem mista de sorgo e capim-colonião. Foram utilizados 32 silos experimentais em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial com 4 níveis de inclusão de farelo de crambe (0, 5, 10 e 15%) e 2 graus de compactação (300 e 600 kg/m3), com 4 repetições. Foram determinados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e matéria mineral (MM), para composição bromatológica; e, o potencial hidrogeniônico (pH) e as perdas de matéria seca (PMS), para o perfil fermentativo. Observou-se efeito do nível de inclusão do farelo de crambe para as variáveis MS, FDN e MM. Para a interação dos tratamentos observou-se efeito para o teor de PB e PMS. A adição do farelo de crambe na ensilagem de sorgo e capim promoveu melhorias na composição bromatológica, elevando os teores de MS, PB e MM e reduzindo os componentes fibrosos (FDN), proporcionando assim um alimento de boa qualidade. Recomenda-se à adição de 15% de farelo de crambe na matéria natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.