Viabilidade econômica da silagem de milho irrigado no Norte de Minas Gerais
Palavras-chave:
Custos de produção. Forragem. Alimentação de bovinos. Produtividade.Resumo
Objetivou-se com esse estudo avaliar a viabilidade econômica da produção de silagem de milho irrigado, para a alimentação de bovinos no Norte de Minas Gerais. Foram levantados os custos de produção, desde o plantio até a colheita e ensilagem, de quatro safras de milho em uma área de seis hectares, em sistema irrigado, entre os meses de Junho de 2015 a setembro de 2016. Os custos de produção encontrados foram comparados com os valores de mercado da silagem no ano de 2015 e 2016 e inseridos no custo de produção de bovinos confinados no ano de 2016, verificando o seu custo/benefício nas duas situações. A produtividade da silagem variou de 26,67 a 61,67 ton ha-1, da primeira a quarta safra, no entanto, os custos de produção diminuíram em proporção contrária, variando de R$ 238,25 a 117,25 ton-1, da primeira a quarta safra, respectivamente. Observou-se que as silagens de maiores produtividades proporcionaram os menores custos de produção e, consequentemente, os melhores resultados, mostrando a importância da eficiência na produção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.