Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil

Autores

  • Márcia Buss-Simão Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN

Palavras-chave:

educação infantil, cotidiano, espaço e tempo, ajustamentos primários e secundários.

Resumo

As reflexões tecidas nesse texto são um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que a pesquisa de campo foi conduzida em uma instituição pública de Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis. Para trazer uma descrição a partir da perspectiva das crianças foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia como registros escritos, fotográficos e fílmicos. Nos limites desse artigo, serão desenvolvidas reflexões e análises que se referem a um recorte - momento do sono - dentro da rotina cotidiana vivida pelas crianças nessa instituição de educação infantil. Com as reflexões e análises se objetiva dar visibilidade tanto aos ajustamentos primários como aos ajustamentos secundários, no confronto dos espaços-tempos dos adultos e dos espaços-tempos das crianças. A intenção é analisar até que ponto as crianças se conformam e, de que modo, subvertem àquela organização dos espaços e tempos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou, parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, corpo, movimento, educação física escolar e desenvolve pesquisa em educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Buss-Simão, M. (2023). Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21056

Edição

Seção

Artigos