Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil
Palavras-chave:
educação infantil, cotidiano, espaço e tempo, ajustamentos primários e secundários.Resumo
As reflexões tecidas nesse texto são um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que a pesquisa de campo foi conduzida em uma instituição pública de Educação Infantil da rede municipal de Florianópolis. Para trazer uma descrição a partir da perspectiva das crianças foram utilizados procedimentos metodológicos provenientes da etnografia como registros escritos, fotográficos e fílmicos. Nos limites desse artigo, serão desenvolvidas reflexões e análises que se referem a um recorte - momento do sono - dentro da rotina cotidiana vivida pelas crianças nessa instituição de educação infantil. Com as reflexões e análises se objetiva dar visibilidade tanto aos ajustamentos primários como aos ajustamentos secundários, no confronto dos espaços-tempos dos adultos e dos espaços-tempos das crianças. A intenção é analisar até que ponto as crianças se conformam e, de que modo, subvertem àquela organização dos espaços e tempos institucionais.
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