História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora

Autores

  • Miriam Waidenfeld Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da Educação Escolar, Sociologia, Indivíduos

Resumo

A crise das Ciências Sociais tem propiciado uma discussão sobre novas abordagens teórico-metodológicas que, ao criticarem as perspectivas globalizantes, trazem à tona outras leituras que buscam resgatar a ação dos indivíduos nos processos sociais. Considera-se, então, a construção de outro entendimento sobre a instituição escolar que se viabiliza a partir de uma análise das práticas, estratégias e trajetórias sociais daqueles que vivenciaram o processo educacional. Este texto, com base nessas afirmações, procura salientar a forma como a História da Educação tem enfrentado essa questão. Salienta algumas possibilidades de diálogo com a Sociologia, bem como a relevância dessa abordagem para uma releitura dos estudos históricos sobre a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Waidenfeld Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do PPGE-FE/UFRJ, com Doutorado em História da Educação pela PUC-RJ, no momento desenvolve a pesquisa "Colégios catolicos do Rio de Janeiro: retratos de profesores ealunos do esnino secundário masculino."

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Chaves, M. W. (2023). História da Educação Escolar e Sociologia: uma relação promissora. Educação Em Revista, 30(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21127

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.