Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional

Autores/as

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • Lyvia Rostoldo Macedo Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • Juliana Cassani Matos Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • André Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Palabras clave:

Avaliação, Intervenção na educação básica, Educação Física.

Resumen

Objetiva construir, de maneira colaborativa, práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Utiliza a pesquisa-ação (BARBIER, 2002) como referencial teórico-metodológico. Define como colaboradores uma professora e alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I, pertencentes à rede municipal de Vitória – Espírito Santo.  Fundamenta-se na perspectiva de avaliação como prática indiciária (SANTOS, 2005), apresentando como instrumentos: registros iconográficos (fotografias e desenhos), diários de Educação Física, ficha individual da professora e ficha de autoavaliação do aluno. A avaliação deu visibilidade ao que foi ensinado nas aulas de Educação Física e aos sentidos e significados construídos pelos alunos em sua relação com o saber. Esse movimento anuncia caminhos para se projetar a avaliação além dos discursos acadêmicos que baseiam suas análises em diagnósticos de denúncias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em Educação pela Ufes.

Lyvia Rostoldo Macedo, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista PIBIC/UFES

Juliana Cassani Matos, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista Capes. Membro do Proteoria

André Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Proteoria. 

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Proteoria. 

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Santos, W. dos, Macedo, L. R., Matos, J. C., Mello, A. S., & Schneider, O. (2023). Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21155

Número

Sección

Artigos