A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente

Autores

  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Claudia Beatriz Jotz UNIRITTER
  • Nedio Seminotti TECNOPUC-PUCRS

Palavras-chave:

Produção de subjetividade, Complexidade, Prática docente, Grupo sistêmico complexo

Resumo

O objetivo geral deste estudo foicompreender,sob a ótica sistêmica complexa, como a reflexão em grupo da prática docentepode se constituir em uma estratégia para a produção de subjetividade e saúde. Utilizou-seo estudo de caso de um grupo operativo, realizado em uma escola estadual dacidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, tendo como referencialteórico-metodológico o paradigma sistêmico complexo (MORIN, 2002, 2003, 2005,2006, 2007, 2008). Como resultados percebemos que a reflexão propiciou umaauto-eco-organização nos sujeitos, o que gerou reflexos positivos em suasproduções de subjetividade, indicando ser esta uma estratégia que produz saúdee satisfação para os professores, além de propiciar melhorias nas suas práticasdiárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora do Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Tem produção e experiência nas áreas de Educação, Administração e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Formação Profissional, Trajetórias Profissionais, Biografias Formadoras, Processos de Trabalho, Relações de Trabalho, Qualidade de Vida, Metodologias de Pesquisa, Gestão Educacional, Políticas Públicas e Indicadores de Qualidade - taxas de fluxo escolar (Evasão, Repetência/ Reprovação, Defasagem idade-série, Tempo médio de conclusão) e exames de proficiência.

Claudia Beatriz Jotz, UNIRITTER

Doutora em Psicologia pela PUCRS (2012), Professora na UNIRITTER e colaboradora em Pós-graduação na UNISINOS. Consultora de empresas e coach.

Nedio Seminotti, TECNOPUC-PUCRS

Psicólogo, Dr. em Psicologia pela UAM - España. Consultor para criatividade coletiva e inovação no CriaLab - TECNOPUC- PUCRS. Consultor para produção de saúde em grupos na Secretaria Estadual de Saúde - RS.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Fritsch, R., Jotz, C. B., & Seminotti, N. (2023). A reflexão em grupo da prática como estratégia de produção de subjetividade e saúde no trabalho docente. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21170

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)