PEDAGOGICAL TRAINING IN DIALOGICAL LEARNING

CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN TIMES OF SOCIAL DISTANCE

Authors

  • Vivian Massullo Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-5559-8789
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Amanda de Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Raquel Moreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Keywords:

dialogical learning, teacher training, social distancing

Abstract

This article presents results of research developed from the training course in Dialogic Learning offered remotely, during the period of social distancing caused by the COVID-19 pandemic, with a specific focus on teacher education. The research was carried out through an electronic form filled in by the course participants, reports and a communicative focus group, carried out after the end of the course. The objective was to understand the impact of the training course in Dialogic Learning on the theoretical and practical knowledge of teachers and its relationship with coping with social isolation. Based on the framework of Communicative Methodology, the responses obtained were systematized in transforming and excluding elements in relation to the course's contributions to teacher training and to fighting the pandemic. As results, we highlight the instrumental dimension, the need for teacher training combined with scientific evidence, and the creation of meaning as transforming elements. The data also revealed that the lack of dialogue and the vertical structure of education systems are elements that distance teachers' pedagogical practices from better educational results. The elements identified as transforming provided support for the participants to seek answers to the problems faced in their professional and personal daily lives. We hope that this article contributes to the field of teacher education, promoting reflection on the need to align this training with studies produced by the international scientific community.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vivian Massullo Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na escola pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017) e atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Também possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental como professora da rede particular de Ribeirão Preto – SP e no Ensino Médio como coordenadora pedagógica. Atualmente é docente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNAERP. É integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE / UFSCar), atuante no eixo de Tertúlias Dialógicas com foco na formação de professores(as), e desenvolve pesquisa, ensino e extensão considerando diferentes práticas sociais e educativas.

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como uma das coordenadoras do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), bem como na Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas Ltda (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, EJA e práticas de ensino e aprendizagem.

Amanda de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é estudante de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É estagiária na Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE que desenvolve pesquisa, ensino e extensão em diferentes práticas sociais e educativas.

Raquel Moreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é professora na rede pública municipal de ensino de São Carlos/SP, atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É pedagoga (2007), mestra (2010) e doutora (2017) em Educação, formada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, desde 2006, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na área de Didática, dedicando-se às temáticas: Aprendizagem Dialógica, Comunidades de Aprendizagem, Atuações Educativas de Êxito, Tertúlias Dialógicas, Ensino e Aprendizagem, Educação Escolar e Diversidade, Formação de Professores e Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Junto ao NIASE atua nos projetos de Tertúlias Dialógicas e na formação em Comunidades de Aprendizagem.

Published

2023-07-25

How to Cite

Silva, V. M., Marini Braga, F., de Carvalho, A., & Moreira, R. (2023). PEDAGOGICAL TRAINING IN DIALOGICAL LEARNING: CONTRIBUTIONS TO TEACHER TRAINING IN TIMES OF SOCIAL DISTANCE. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37653

Issue

Section

Artigos