FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN EL APRENDIZAJE DIALÓGICO

CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN TIEMPOS DE DISTANCIA SOCIAL

Autores/as

  • Vivian Massullo Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-5559-8789
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Amanda de Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Raquel Moreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

aprendizaje dialógico, formación docente, distanciamiento social

Resumen

En este artículo se presentan resultados de la investigación desarrollada a partir del curso de formación en Aprendizaje Dialógico ofrecido de forma remota, durante el período de distanciamiento social provocado por la pandemia COVID-19, con un enfoque específico en la formación docente. La investigación se llevó a cabo a través de un formulario electrónico cumplimentado por los participantes del curso, informes y un grupo de enfoque comunicativo, realizado una vez finalizado el curso. El objetivo fue comprender el impacto del curso de formación en Aprendizaje Dialógico sobre los conocimientos teóricos y prácticos de los docentes y su relación con el afrontamiento del aislamiento social. Con base en el marco de la Metodología Comunicativa, las respuestas obtenidas fueron sistematizadas en elementos transformadores y excluyentes en relación a los aportes del curso a la formación docente y al combate a la pandemia. Como resultados, destacamos la dimensión instrumental, la necesidad de formación docente combinada con evidencia científica y la creación de sentido como elementos transformadores. Los datos también revelaron que la falta de diálogo y la estructura vertical de los sistemas educativos son elementos que distancian las prácticas pedagógicas de los docentes de mejores resultados educativos. Los elementos identificados como transformadores brindaron apoyo a los participantes en la búsqueda de respuestas a los problemas que enfrentan en su día a día profesional y personal. Esperamos que este artículo contribuya al campo de la formación docente, promoviendo la reflexión sobre la necesidad de alinear esta formación con los estudios producidos por la comunidad científica internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Massullo Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na escola pela Universidade de São Paulo – USP (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017) e atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Também possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental como professora da rede particular de Ribeirão Preto – SP e no Ensino Médio como coordenadora pedagógica. Atualmente é docente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNAERP. É integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE / UFSCar), atuante no eixo de Tertúlias Dialógicas com foco na formação de professores(as), e desenvolve pesquisa, ensino e extensão considerando diferentes práticas sociais e educativas.

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como uma das coordenadoras do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), bem como na Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Possui graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas Ltda (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: comunidade de aprendizagem, relação família-escola, criança; escola, aprendizagem dialógica, EJA e práticas de ensino e aprendizagem.

Amanda de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é estudante de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É estagiária na Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE que desenvolve pesquisa, ensino e extensão em diferentes práticas sociais e educativas.

Raquel Moreira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é professora na rede pública municipal de ensino de São Carlos/SP, atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É pedagoga (2007), mestra (2010) e doutora (2017) em Educação, formada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, desde 2006, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na área de Didática, dedicando-se às temáticas: Aprendizagem Dialógica, Comunidades de Aprendizagem, Atuações Educativas de Êxito, Tertúlias Dialógicas, Ensino e Aprendizagem, Educação Escolar e Diversidade, Formação de Professores e Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Junto ao NIASE atua nos projetos de Tertúlias Dialógicas e na formação em Comunidades de Aprendizagem.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Silva, V. M., Marini Braga, F., de Carvalho, A., & Moreira, R. (2023). FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN EL APRENDIZAJE DIALÓGICO: CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN TIEMPOS DE DISTANCIA SOCIAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37653

Número

Sección

Artigos