O ensino de 2º grau em Minas Gerais: diferenciação, contenção e privatização

Autores

  • Ana Zuleima de Castro Lüscher Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leila de Alvarenga Mafra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado Em Educação. , Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, 30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 2686, Telefone: (31) 34127269, Fax: (31) 33194193, URL da Homepage:

Palavras-chave:

educação, pedagogia, ensino medio

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais resultados obtidos na primeira etapa da pesquisa "O Ensino de 2º grau em Minas Gerais: Caracterização e Perspectivas". Essa pesquisa faz parte de um projeto comum a nove Estados da Federação, que, sob a coordenação do INEP/MEC, vêm realizando um esforço no sentido de aprofundar os conhecimentos acerca do ensino de segundo grau no País e de contribuir para a busca de novos encaminhamentos aos problemas detectados. O interesse central do estudo proposto é o desvelamento da diferenciação do ensino de segundo grau. Pretendemos especialmente conhecer as características e especificidades próprias e esse grau, bem como apreender o processo de produção e reprodução da diferenciação no interior das escolas, em suas relações com os processos sociais exteriores a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Zuleima de Castro Lüscher, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de Sussex- Inglaterra (1980) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais onde exerceu atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Na esfera privada atuou na área de administração universitária no cargo de Diretora Acadêmica. Na administração pública exerceu cargo de Diretora de Política Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Atua nas áreas de políticas públicas voltadas à formação profissional técnica de nível médio, política educacional, politica cultural, educação e mundo do trabalho, formação de professores. Realiza doutoramento em Políticas Públicas na Faculdade de Educação - UFMG desenvolvendo pesquisa sobre evasão e currículo na educação técnica de nível médio, sob a orientação da Profa. Dra. Rosemary Dore Heijmans. Como doutoranda integra o projeto de pesquisa Educação Profissional e Evasão Escolar, desenvolvido por professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e integrante do Programa Observatório da Educação Profissional no Brasil organizado pela CAPES/INEP/MEC.

Leila de Alvarenga Mafra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado Em Educação. , Av. Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico, 30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 2686, Telefone: (31) 34127269, Fax: (31) 33194193, URL da Homepage:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964), mestrado em (Master Of Education) - University Of Pittsburgh-UP-Pittsburgh (1971) e doutorado em (Doctor in Philosophy-PhD) - University Of Pittsburgh-UP-Pittsburgh (1980). Atualmente é professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, políticas públicas, formação de professor e prática docente.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

de Castro Lüscher, A. Z., & de Alvarenga Mafra, L. . (2023). O ensino de 2º grau em Minas Gerais: diferenciação, contenção e privatização. Educação Em Revista, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41205

Edição

Seção

Artigos