Sobre avaliação em matemática: uma reflexão
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Tomando como base a constituição do Grupo de Trabalho Avaliação em Matemática para o I SIPEM, este texto constata que, apesar da relevância das discussões acerca dos aspectos metodológicos da avaliação, dos resultados de pesquisas empíricas sobre o rendimento escolar, das reflexões sobre a qualidade da educação e seus aspectos sociais, políticos e culturais, e dos estudos relativos às tendências da avaliação, nosso país tem produzido uma qualidade pequena de trabalho no campo em questão. O artigo é dedicado à apresentação de considerações e reflexões quanto às práticas avaliativas usuais das escolas, às avaliações em larga escala, à avaliação na perspectiva da resolução de Problemas, às diferentes funções da avaliação, à linha de pesquisa da análise de erros, e a diretriz para a avaliação que possam contribuir de fato para uma educação matemática de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.