Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico

Authors

  • Tereazinha Nunes

Keywords:

Construtivismo

Abstract

As contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-05-29

How to Cite

Nunes, T. (2023). Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico. Educação Em Revista, 6(12). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43562