Entrada na escola. Saída da escrita
Keywords:
EscolaAbstract
Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação de crianças das ca- madas populares, residentes em um bairro da periferia de Belo Horizonte, com a escrita, no momento imediatamente anterior e no imediatamente pos- terior ao seu ingresso na 1• série. Trata-se de um estudo de caso no qual foram entrevistadas várias crianças, pais, professores e especialistas, e ob- servadas, durante três meses, as atividades desenvolvidas na escola pública que atende ás crianças entrevistadas. Na primeira parte, descrevem-se o lugar onde moram essas crianças e as suas relações familiares. Caracteriza-se também a relação que as crianças man- têm com a escrita antes de ingrcessarem na escola e que é intermediada pelo seu grupo familiar e social. Constatou-se que a escrita é um objeto significativo para o grupo observado e que, nesse momento, a relação das crianças com a escrita assume contornos de preparação para a alfabetização escolar. Na segunda parte, caracteriza-se a relação das crianças com a escrita, quando essa relação passa a ser também intermediada pela escola. Apresenta-se uma descrição do contexto escolar onde a criança ingressa: as condições de trabalho dos professores e especialistas; a visão que tem da clientela que atendem; a proposta de trabalho que adotam. Analisam-se alguns momentos que ao demarcarem a entrada da criança na escola podem ser considerados “ritos de passagem”. E, ainda, descrevem-se as oportunidades criadas pela escola pam que as crianças interajam com a escrita. Constalou-se a pouca presença da escrita na escola, apesar de se tratar do momento inicial da alfabetizaçâo. Na conclusão, sãoo explicitados os eixos teóricos que nortearam a pesquisa e a análise dos dados. Apontam-se três eixos: do papel da escola na sociedade capitalista: da caracterização da clientela escolar; do processo de alfabetização.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.