Entrada na escola. Saída da escrita
Palabras clave:
EscolaResumen
Esta dissertação tem como objeto de estudo a relação de crianças das ca- madas populares, residentes em um bairro da periferia de Belo Horizonte, com a escrita, no momento imediatamente anterior e no imediatamente pos- terior ao seu ingresso na 1• série. Trata-se de um estudo de caso no qual foram entrevistadas várias crianças, pais, professores e especialistas, e ob- servadas, durante três meses, as atividades desenvolvidas na escola pública que atende ás crianças entrevistadas. Na primeira parte, descrevem-se o lugar onde moram essas crianças e as suas relações familiares. Caracteriza-se também a relação que as crianças man- têm com a escrita antes de ingrcessarem na escola e que é intermediada pelo seu grupo familiar e social. Constatou-se que a escrita é um objeto significativo para o grupo observado e que, nesse momento, a relação das crianças com a escrita assume contornos de preparação para a alfabetização escolar. Na segunda parte, caracteriza-se a relação das crianças com a escrita, quando essa relação passa a ser também intermediada pela escola. Apresenta-se uma descrição do contexto escolar onde a criança ingressa: as condições de trabalho dos professores e especialistas; a visão que tem da clientela que atendem; a proposta de trabalho que adotam. Analisam-se alguns momentos que ao demarcarem a entrada da criança na escola podem ser considerados “ritos de passagem”. E, ainda, descrevem-se as oportunidades criadas pela escola pam que as crianças interajam com a escrita. Constalou-se a pouca presença da escrita na escola, apesar de se tratar do momento inicial da alfabetizaçâo. Na conclusão, sãoo explicitados os eixos teóricos que nortearam a pesquisa e a análise dos dados. Apontam-se três eixos: do papel da escola na sociedade capitalista: da caracterização da clientela escolar; do processo de alfabetização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.