A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de ensino-aprendizagem da escrita
Palabras clave:
computador, instrumentos de alfabetização, cultura escritaResumen
O objetivo do trabalho é compreender o que ocorre com as crianças em processo inicial de aquisição da escrita quando utilizam o computador como suporte. Tomamos como referência os estudos sobre: letramentos ( M. Soares e B. Street); história da leitura e do livro (R.Chartier); pesquisas sobre gêneros textuais e trabalhos que buscam correlações entre aquisição inicial da escrita e suportes.Adotamos princípios da pesquisa qualitativa com proposta de intervenção colaborativa, convidando crianças de 06 anos a desenvolverem atividades de leitura, escrita e desenho no computador. Usamos procedimentos de observação, anotação, filmagem e entrevistas. Os resultados indicam que o computador é benéfico na alfabetização contemporânea, tendo em vista que seu uso já faz parte da cultura escrita.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.