O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
Palavras-chave:
competências, representações sociais, práticas pedagógicas, formaçãoResumo
O artigo caracteriza as representações sociais sobre o desenvolvimento de competências
acadêmicas, no ensino superior, e os reflexos nas práticas pedagógicas. Foram entrevistados 12
professores de uma instituição do Distrito Federal, e as análises realizadas pelo software IRaMuTeQ
geraram três classes: (a) enfoque na realização da tarefa (tecnólogo); (b) papel formativo do educador
(licenciatura); e (c) práticas direcionadas ao desenvolvimento do aluno (bacharelado). Os resultados
apontam que os docentes desenvolvem suas práticas considerando o seu habitat profissional, retratando
ações ligadas à futura atividade laboral quanto à realização e à operacionalização das tarefas (tecnólogo);
na licenciatura, observa-se a articulação entre conhecimentos, valores e atuação ética em uma perspectiva
humanista no processo formativo; e no bacharelado, a construção de saberes pelos estudantes, no
domínio de conhecimentos e atuação profissional. As representações sociais ressaltam a diversidade de
práticas alicerçadas nas áreas de atuação docente, revelando mundos próximos e em conexão com a futura
atividade profissional.
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