Resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos e outras janelas que se abrem

Autores/as

  • Paola Sztajn

Palabras clave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Conceitos

Resumen

Neste artigo, discuto a resolução de problemas em educação matemática e suas implicações para o ensino-aprendizagem desta ciência. O ensaio começa com um breve apanhado histórico dos problemas no ensino da matemática. Baseando-se em diversos autores e suas pesquisas, defino problemas como sendo questões que alguém deseja resolver mas não possui um algoritmo imediato para encontrar a solução e defendo que estes problemas servem para, enriquecer e reorganizar os conceitos matemáticos que possuímos. Mais ainda, durante o processo de resolução de problemas os alunos cometem erros, experimentam emoções e necessitam avaliar sua própria cognição. Assim sendo, como conseqüência do uso de problemas em sala de aula, enfoco neste trabalho a questão da análise de erros, dos problemas afetivos e da metacognição em educação matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Sztajn, P. (2023). Resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos e outras janelas que se abrem. Educação Em Revista, 13(20-25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42558

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.