Resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos e outras janelas que se abrem
Palabras clave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, ConceitosResumen
Neste artigo, discuto a resolução de problemas em educação matemática e suas implicações para o ensino-aprendizagem desta ciência. O ensaio começa com um breve apanhado histórico dos problemas no ensino da matemática. Baseando-se em diversos autores e suas pesquisas, defino problemas como sendo questões que alguém deseja resolver mas não possui um algoritmo imediato para encontrar a solução e defendo que estes problemas servem para, enriquecer e reorganizar os conceitos matemáticos que possuímos. Mais ainda, durante o processo de resolução de problemas os alunos cometem erros, experimentam emoções e necessitam avaliar sua própria cognição. Assim sendo, como conseqüência do uso de problemas em sala de aula, enfoco neste trabalho a questão da análise de erros, dos problemas afetivos e da metacognição em educação matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.