O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia

Autores/as

  • Maria Tereza da Cunha Coutinho

Palabras clave:

educação, pedagogia, televisão

Resumen

Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Coutinho, M. T. da C. (2023). O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia. Educação Em Revista, 16(31). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42756