INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE

Autores/as

Palabras clave:

Inteligencia Artificial, trabalho del docente, formación del profesorado, tecnologias digitales

Resumen

A análise do estudo denominado “Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial para Classificação de Fuga ao Tema em Redações”, possibilitou uma reflexão a respeito das possibilidades e/ou potencialidades da Inteligência Artificial (IA) na área da Educação. Em especial, problematizamos as perspectivas que se abrem no campo do trabalho docente em um contexto de maior desenvolvimento da IA generativa.

A introdução da IA generativa, representa uma mudança significativa na forma como a tecnologia é usada no ambiente educacional. Esta tecnologia, que gera conteúdo com base em vastas bases de dados e aprendizado prévio, oferece respostas previstas para solicitações dos usuários. A IA generativa pode criar material educacional, fornecer respostas a perguntas e até mesmo desempenhar um papel de tutor virtual.

A IA generativa traz desafios e oportunidades para a educação. Por um lado, sua capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas pode ser uma ferramenta valiosa para estudantes e professores. No entanto, também levanta questões éticas e pedagógicas, incluindo a possibilidade de substituir o trabalho docente por máquinas treinadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

      Fast traslate   Icon translate  

 

 

Publicado

2024-02-21

Cómo citar

Arruda, E. P. (2024). INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EN EL CONTEXTO DE LA TRANSFORMACIÓN DEL TRABAJO DOCENTE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48078

Número

Sección

Resenha Avaliativa