Gênero, exemplo e pertencimento

Autores

  • Carolina Anglada Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.24.3.76-88

Palavras-chave:

Estudos de gênero, Queer, Relato

Resumo

Este artigo propõe uma leitura centrada no texto “La loi du genre”, de Jacques Derrida, a partir do qual são tecidas conexões e atravessamentos com os pensamentos teóricos e filosóficos de Giorgio Agamben e de Judith Butler, no que toca as noções de gênero, exemplo e pertencimento. Trata-se de analisar o modo como o contemporâneo se coloca diante de questões tão caras à subjetividade, no que tange tanto uma política dos corpos quanto uma política dos textos. Nesse sentido, buscamos ampliar a discussão com a leitura da obra Argonautas, escrita pela professora e pesquisadora Maggie Nelson, que relata o seu relacionamento com o artista queer Harry Dodge.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Anglada, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professora no Departamento de Letras da UFOP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Trad. Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BELTRAMI, Fábio. Força de lei: o fundamento místico da realidade (Resenha). Conjectura. Caxias do Sul, v. 18, n. 3, p. 196-199, set./dez. 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DA CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4 ed. revista pela nova ortografia. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DERRIDA, Jacques. La loi du genre. In: Parages. Paris: Galilée, 1986, p. 249- 287.

NELSON, Maggie. Argonautas. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

SAFATLE, Vladimir. Dos problemas de gênero a uma teoria da despossessão necessária: ética, política e reconhecimento em Judith Butler. IN: BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Trad. Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 173-198.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)