Obra de aproximação
forma artística e conteúdo nacional no último Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.268-290Palavras-chave:
Mário de Andrade, Chopin, nacionalidadeResumo
Este artigo propõe a análise do ensaio Atualidade de Chopin (1942), de Mário de Andrade (1893-1945), e do conjunto de crônicas O Banquete (1945), também de Mário de Andrade, procurando mostrar como se constrói, na fase final de reflexão do poeta paulista, uma visão que procura articular excelência artística e expressão nacional. Essa articulação aparece, no ensaio sobre Chopin, na forma da conjugação entre o uso que o compositor polonês faz do legado clássico e sua produção romântica e, no caso das crônicas musicais, no conceito de alegro brasileiro. Nos dois casos, estamos diante de um conceito de forma artística que equilibra o conteúdo social e a perfeição formal.
Downloads
Referências
ANDRADE, Mário de. A elegia de abril. In: ANDRADE, Mário. Aspectos da literatura brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002. p. 207-218.
ANDRADE, Mário de. Atualidade de Chopin. In: ANDRADE, Mário. O baile das quatro artes. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2005. p. 137-165.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2003. 245 p.
ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. 613 p.
CANDIDO, Antonio. Clima. In: _____. Teresina etc. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p. 153-171.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993. 316 p.
CASTRO, Moacir Werneck de. Mário de Andrade: exílio no rio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 221 p.
CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019. 699 p.
FRAGELLI, Pedro. Tradição e revolução. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 1, n. 75, p. 144-161, 28 abr. 2020.
FRAGELLI, Pedro. Engajamento e sacrifício: o pensamento estético de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 57, p.83-110, dez. 2013.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o modernismo. São Paulo: Editora 34, 2000. 283 p.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018. 270 p.
LUKÁCS, György. A questão da sátira. In: _____. Arte e Sociedade: escritos estéticos (1932-1967). Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2009. p. 173-191.
MACHADO, Marcia Regina Jaschke. Lirismo no debate epistolar modernista. O Eixo e a Roda. Belo Horizonte, v. 23, n. 1. 2014. p. 15-36. MASSIN, Jean; MASSIN, Brigitte. Histoire de la musique occidentale. Paris: Fayard, 1985. 1312 p.
MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015. 141 p.
PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução política do Brasil: e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 310 p.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 446 p.
PRADO JÚNIOR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
ROSEN, Charles. Sonata Forms. New York: W.W. Norton & Company, 1988.
SCHWARZ, Roberto. O psicologismo na poética de Mário de Andrade. In: _____. A Sereia e o Desconfiado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 13-23.
SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos. Músico, doce músico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. 310 p.
TRAVASSOS, Elizabeth. Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. 220 p.



