O andar dançante da poética de Conceição Evaristo

Autores

  • Bruna Stéphane Oliveira Mendes da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.30.2.8-29

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, literatura contemporânea, poesia, poema em prosa

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os poemas de Conceição Evaristo, tendo em vista seu caráter fortemente narrativo, à luz de discussões sobre os limites entre poesia e prosa. Foram analisados forma e conteúdo, em sua correlação e copresença, a partir de discussões sobre a literatura contemporânea, associadas ao emprego de determinados recursos estéticos. Verificou-se que a poética de Evaristo rompe os limites entre diferentes gêneros, culminando em poemas com passos de prosa, isto é, em uma escrita híbrida dotada de um andar dançante, oriundo da fusão entre o andar e a dança, associados por Paul Valéry (1991), respectivamente, à prosa e à poesia.

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Referências

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Publicado

2025-12-24

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

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