Festivais esportivos varzeanos em Belo Horizonte: memória social da cultura futebolística popular

  • Raphael Rajão Ribeiro CPDOC/FGV

Resumo

O artigo se propõe a discutir a realização de festivais esportivos pelos clubes de futebol de várzea de Belo Horizonte, especialmente durante o século XX. Essa forma de celebração foi característica dessa prática atlética e cultural, sendo um dos elementos centrais da conformação do calendário das agremiações amadoras até os anos 1980, a partir de quando, progressivamente, foi entrando em desuso. Por meio da memória social construída acerca da festividade, pretende-se discutir relações de reciprocidades e formas rituais que ela encerrava, de modo a compreender os significados da cerimônia para a conformação e a renovação de laços entre os seus participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Linguagem Autorizada: As Condições Sociais da Eficácia do Discurso Ritual; Os Ritos de Instituição. In: ______. A economia das trocas simbólicas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 85-106.

DARTON, Robert. História e Antropologia. In: DARTON, Robert. O beijo de lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 284-303.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: ______. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003, p. 183-314.

MELO, Victor Andrade de (org.) Os sports e as cidades brasileiras: transição dos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

RIBEIRO, Raphael Rajão. A bola, as ruas alinhadas e a uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). Rio de Janeiro: Drible de Letra/Multifoco, 2018.

SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

SOUZA, Jhonatan Uewerton. A “Candidatura Sportiva” e outras aproximações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. Vozes, Pretérito & Devir, UFPI, Teresina, PI, Dossiê Temático “História dos esportes”, ano VI, v. 5, n. 1, 2016, p. 126.

Publicado
2019-04-24
Seção
DOSSIÊ