Festivais esportivos varzeanos em Belo Horizonte: memória social da cultura futebolística popular
Hauptsächlicher Artikelinhalt
Abstract
O artigo se propõe a discutir a realização de festivais esportivos pelos clubes de futebol de várzea de Belo Horizonte, especialmente durante o século XX. Essa forma de celebração foi característica dessa prática atlética e cultural, sendo um dos elementos centrais da conformação do calendário das agremiações amadoras até os anos 1980, a partir de quando, progressivamente, foi entrando em desuso. Por meio da memória social construída acerca da festividade, pretende-se discutir relações de reciprocidades e formas rituais que ela encerrava, de modo a compreender os significados da cerimônia para a conformação e a renovação de laços entre os seus participantes.
Downloads
Artikel-Details
Rubrik
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Zitationsvorschlag
Literaturhinweise
BOURDIEU, Pierre. A Linguagem Autorizada: As Condições Sociais da Eficácia do Discurso Ritual; Os Ritos de Instituição. In: ______. A economia das trocas simbólicas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 85-106.
DARTON, Robert. História e Antropologia. In: DARTON, Robert. O beijo de lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 284-303.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: ______. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003, p. 183-314.
MELO, Victor Andrade de (org.) Os sports e as cidades brasileiras: transição dos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
RIBEIRO, Raphael Rajão. A bola, as ruas alinhadas e a uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). Rio de Janeiro: Drible de Letra/Multifoco, 2018.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
SOUZA, Jhonatan Uewerton. A “Candidatura Sportiva” e outras aproximações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. Vozes, Pretérito & Devir, UFPI, Teresina, PI, Dossiê Temático “História dos esportes”, ano VI, v. 5, n. 1, 2016, p. 126.