Festivais esportivos varzeanos em Belo Horizonte: memória social da cultura futebolística popular
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo se propõe a discutir a realização de festivais esportivos pelos clubes de futebol de várzea de Belo Horizonte, especialmente durante o século XX. Essa forma de celebração foi característica dessa prática atlética e cultural, sendo um dos elementos centrais da conformação do calendário das agremiações amadoras até os anos 1980, a partir de quando, progressivamente, foi entrando em desuso. Por meio da memória social construída acerca da festividade, pretende-se discutir relações de reciprocidades e formas rituais que ela encerrava, de modo a compreender os significados da cerimônia para a conformação e a renovação de laços entre os seus participantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
BOURDIEU, Pierre. A Linguagem Autorizada: As Condições Sociais da Eficácia do Discurso Ritual; Os Ritos de Instituição. In: ______. A economia das trocas simbólicas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 85-106.
DARTON, Robert. História e Antropologia. In: DARTON, Robert. O beijo de lamourette. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 284-303.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: ______. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac Naify, 2003, p. 183-314.
MELO, Victor Andrade de (org.) Os sports e as cidades brasileiras: transição dos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
RIBEIRO, Raphael Rajão. A bola, as ruas alinhadas e a uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). Rio de Janeiro: Drible de Letra/Multifoco, 2018.
SEGALEN, Martine. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
SOUZA, Jhonatan Uewerton. A “Candidatura Sportiva” e outras aproximações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. Vozes, Pretérito & Devir, UFPI, Teresina, PI, Dossiê Temático “História dos esportes”, ano VI, v. 5, n. 1, 2016, p. 126.