“Futebol, paixão e política”: construindo uma exposição temática em uma escola periférica de Ribeirão Preto/SP
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho versará sobre o projeto “Futebol: paixão e política”, realizado em um centro educacional ribeirão-pretano, levando em conta sua idealização, desenvolvimento e conclusão. Os docentes das áreas de Humanidades construíram, juntamente com os educandos, o projeto em questão, que trabalha diversas questões históricas, sociológicas e filosóficas através do desporto. Desta forma, refutamos a ideia de que o futebol é um mero entretenimento, entendendo-o como uma prática que nos ajuda a compreender diversas dinâmicas socioeconômicas e políticas sendo, portanto, um fecundo campo a ser trabalhado no espaço escolar, promovendo discussões em torno, por exemplo, da luta de classes, do preconceito racial e de gênero, do consumismo. O projeto procurou mobilizar ações e sensibilidades através da realização de debates, exibição de filmes/documentários e, principalmente, da montagem de um Museu Político do Futebol no colégio, com a exposição de produções dos estudantes. Esse artigo representa um esforço em sintetizar os resultados alcançados pelo projeto e, também, em sistematizar as questões aqui desenvolvidas com o debate sociológico sobre a realidade do futebol contemporâneo.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Coletivo Periferia (eBook), 2003.
FERNANDES, Cláudio. Primórdios do futebol no Brasil. In: Brasil Escola. Disponível em: https://bit.ly/2PcX8AT. Acesso em 27 nov. 2019.
FGV / MUSEU DO FUTEBOL. Territórios do Torcer. 2015. Edição: CPDOC. Disponível em: https://bit.ly/36sOiEy. Acesso em: 27 nov. 2019.
FLAITT, Ricardo. O Bom Senso e as lutas de classe no futebol. In: Lance! Disponível em: https://bit.ly/35ejKGu. Acesso em: 27 nov. 2019.
FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo. Jorge Zahar Editor, 2005.
GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995.
HERNANDÉZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Porto Alegre: Autmed, 1998.
HIRATA, Edson. Futebol e globalização: perspectivas teóricas. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 19, n. 196, set. 2014.
HOFMAN, Gustavo. Quando o futebol não é apenas um jogo. Rio de Janeiro: Via Escrita, 2014.
LEIFERT, Tiago. Evento esportivo não é lugar de manifestação política. In: GQ/Globo. Disponível em: https://glo.bo/2LKEw9g. Acesso em: 27 nov. 2019.
PIRES, Breiller. A seleção que despreza sua gente. In: El País. Disponível em: https://bit.ly/2RJ5t0S. Acesso em: 27 nov. 2019.
PRESTES, Lucas. O futebol e as lutas do povo. In: UJC. Disponível em: https://ujc.org.br/o-futebol-e-a-luta-do-povo/. Acesso em: 27 nov. 2019.
RIBEIRO, Chiara. Opinião: o futebol feminino e o preconceito racial. In: Torcedores. Disponível em: https://bit.ly/2YED6C9. Acesso em: 27 nov. 2019.
RIBEIRO, Luiz Carlos. Brasil: futebol e identidade. In: EFDeportes.com. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 8 - N° 56 - janeiro de 2003. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd56/futebol.htm. Acesso em: 27 nov. 2019.