Quando um treinador substitui o nome do clube uma análise do 'Time de Ceni' como exemplo da lógica do clickbait na cobertura esportiva do Brasil

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Anderson David Gomes dos Santos
Mellyna Andréa Reis dos Santos Borges
Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho

Resumo

Quando Rogério Ceni foi anunciado como novo técnico do Fortaleza Esporte Clube para a temporada de 2018 houve surpresa no futebol brasileiro. Ex-goleiro e um dos maiores ídolos do São Paulo Futebol Clube, ele começou a carreira de treinador na equipe em que jogou, imaginava-se que seguisse em clubes do Sudeste ou do Sul, que têm maior capital simbólico e cobertura midiática. Títulos da Série B (2018), Campeonato Cearense (2019) e Copa do Nordeste (2019) transformaram Ceni num dos principais técnicos da história do Fortaleza. Mas só isso bastava para tratar o clube como “Time de Ceni” em títulos de notícias ou tuítes na internet? Para discutir a cobertura esportiva atual, mais voltada ao infoentretenimento e à atração do público a partir de caça-cliques (clickbait), com foco na representação dos clubes do Nordeste, que este artigo analisa tuítes de sites noticiosos nacionais a partir do uso de “Time de Ceni”.

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DOSSIÊ

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Quando um treinador substitui o nome do clube: uma análise do ’Time de Ceni’ como exemplo da lógica do clickbait na cobertura esportiva do Brasil. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 5, n. 1, p. 119–138, 2021. DOI: 10.35699/2526-4494.2020.29582. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/29582. Acesso em: 18 dez. 2024.
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