“Elas, sob o nosso olhar" representações de mulheres do futebol no cordel de estudantes de uma escola pública
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No escopo do dossiê “Representação das mulheres no futebol”, apresento o cordel Mulhere-se, produzido por estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) do Colégio Gilberto Dias de Miranda, localizado na cidade de Jacobina, na Bahia. O material resulta do trabalho desenvolvido por uma professora de Educação Física que, ciente da relevância de tematizar as relações entre esporte e gênero, propôs atividades centradas no futebol, mais especificamente, na invisibilidade histórica das mulheres nessa modalidade. Questões como machismo, sexismo e racismo foram discutidas, assim como a trajetória das mulheres no esporte e na sociedade de modo mais amplo. Considerando que as representações são produzidas cotidianamente e circulam por meio de diversos artefatos culturais, entendo que intervenções pedagógicas dessa natureza são fundamentais para desconstruir e desnaturalizar práticas e discursos que, historicamente, têm posicionado as mulheres à margem do universo cultural do futebol.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
GOELLNER, Silvana Vilodre; Cabral, Juliana Ribeiro. As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer para reconhecer. São Paulo: Editora Ludopédio, 2022.
GOELLNER, Silvana Vilodre; MACEDO Christiane Garcia. História Oral, Educação Física e práticas corporais: marcos teóricos e modos de usar. Belém: RFB, 2025.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
VELOSO, Maria da Conceição Santos. Por uma pedagogia engajada nas aulas de Educação Física escolar: reflexões de uma autoetnografia feminista sobre as relações de gênero que atravessam o futebol no colégio Gilberto Dias de Miranda - Jacobina-BA. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Colegiado de Educação Física da UNIVASF, de Letras da UFMG, Petrolina, 2025.
VELOSO, Maria da Conceição Santos. Entrevista concedida a Silvana Vilodre Goellner. Projeto Registrando Memórias: História Oral, Educação Física e Práticas Corporais. Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, EEFFTO/UFMG, Jacobina, 3 fev. 2026.