“Elas, sob o nosso olhar" representações de mulheres do futebol no cordel de estudantes de uma escola pública

Contenuto principale dell'articolo

Silvana Vilodre Goellner
Maria da Conceição Santos Veloso

Abstract

No escopo do dossiê “Representação das mulheres no futebol”, apresento o cordel Mulhere-se, produzido por estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) do Colégio Gilberto Dias de Miranda, localizado na cidade de Jacobina, na Bahia. O material resulta do trabalho desenvolvido por uma professora de Educação Física que, ciente da relevância de tematizar as relações entre esporte e gênero, propôs atividades centradas no futebol, mais especificamente, na invisibilidade histórica das mulheres nessa modalidade. Questões como machismo, sexismo e racismo foram discutidas, assim como a trajetória das mulheres no esporte e na sociedade de modo mais amplo. Considerando que as representações são produzidas cotidianamente e circulam por meio de diversos artefatos culturais, entendo que intervenções pedagógicas dessa natureza são fundamentais para desconstruir e desnaturalizar práticas e discursos que, historicamente, têm posicionado as mulheres à margem do universo cultural do futebol.

Downloads

Download data is not yet available.

Dettagli dell'articolo

Sezione

POÉTICA

Biografie autore

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ed. Fisica. Doutorado em Educação (Unicamp) e Pos-Doutorado na Universidade do Porto

Professora da Escola de Educação Física da UFRGS

Maria da Conceição Santos Veloso, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Professora da Rede Municipal de Ensino de Jacobina e Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. Mestre em Educação F´ísica (Universidade Federal do Vale do São Francisco)

Come citare

GOELLNER, Silvana Vilodre; VELOSO, Maria da Conceição Santos. “Elas, sob o nosso olhar": representações de mulheres do futebol no cordel de estudantes de uma escola pública. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 11, n. 2, p. 250–262, 2026. DOI: 10.35699/2526-4494.2026.v11.64382. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/64382. Acesso em: 20 feb. 2026.

Riferimenti bibliografici

GOELLNER, Silvana Vilodre; Cabral, Juliana Ribeiro. As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer para reconhecer. São Paulo: Editora Ludopédio, 2022.

GOELLNER, Silvana Vilodre; MACEDO Christiane Garcia. História Oral, Educação Física e práticas corporais: marcos teóricos e modos de usar. Belém: RFB, 2025.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.

VELOSO, Maria da Conceição Santos. Por uma pedagogia engajada nas aulas de Educação Física escolar: reflexões de uma autoetnografia feminista sobre as relações de gênero que atravessam o futebol no colégio Gilberto Dias de Miranda - Jacobina-BA. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Colegiado de Educação Física da UNIVASF, de Letras da UFMG, Petrolina, 2025.

VELOSO, Maria da Conceição Santos. Entrevista concedida a Silvana Vilodre Goellner. Projeto Registrando Memórias: História Oral, Educação Física e Práticas Corporais. Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, EEFFTO/UFMG, Jacobina, 3 fev. 2026.

Altri articoli dello/a stesso/a autore/rice