“Elas, sob o nosso olhar" representações de mulheres do futebol no cordel de estudantes de uma escola pública
Contenu principal de l'article
Résumé
No escopo do dossiê “Representação das mulheres no futebol”, apresento o cordel Mulhere-se, produzido por estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) do Colégio Gilberto Dias de Miranda, localizado na cidade de Jacobina, na Bahia. O material resulta do trabalho desenvolvido por uma professora de Educação Física que, ciente da relevância de tematizar as relações entre esporte e gênero, propôs atividades centradas no futebol, mais especificamente, na invisibilidade histórica das mulheres nessa modalidade. Questões como machismo, sexismo e racismo foram discutidas, assim como a trajetória das mulheres no esporte e na sociedade de modo mais amplo. Considerando que as representações são produzidas cotidianamente e circulam por meio de diversos artefatos culturais, entendo que intervenções pedagógicas dessa natureza são fundamentais para desconstruir e desnaturalizar práticas e discursos que, historicamente, têm posicionado as mulheres à margem do universo cultural do futebol.
Downloads
Details de l'article
Rubrique

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Comment citer
Références
GOELLNER, Silvana Vilodre; Cabral, Juliana Ribeiro. As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer para reconhecer. São Paulo: Editora Ludopédio, 2022.
GOELLNER, Silvana Vilodre; MACEDO Christiane Garcia. História Oral, Educação Física e práticas corporais: marcos teóricos e modos de usar. Belém: RFB, 2025.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
VELOSO, Maria da Conceição Santos. Por uma pedagogia engajada nas aulas de Educação Física escolar: reflexões de uma autoetnografia feminista sobre as relações de gênero que atravessam o futebol no colégio Gilberto Dias de Miranda - Jacobina-BA. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Colegiado de Educação Física da UNIVASF, de Letras da UFMG, Petrolina, 2025.
VELOSO, Maria da Conceição Santos. Entrevista concedida a Silvana Vilodre Goellner. Projeto Registrando Memórias: História Oral, Educação Física e Práticas Corporais. Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, EEFFTO/UFMG, Jacobina, 3 fev. 2026.