A FuLiA/UFMG é uma revista eletrônica científica sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, quadrimestral, de fluxo contínuo, com o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o futebol e outros esporte em diálogo com os estudos da linguagem, das artes, das humanidades, da educação e do lazer. Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

O periódico aceita submissões de artigos e ensaios de doutores ou doutorandos para as seções DossiêParalelas e Poética, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução & Edição. Artigos de mestres, mestrandos, graduados ou graduandos somente em coautoria com doutores ou doutorandos. 

A revista aceita submissão de artigos derivados de teses ou dissertações. No entanto,  artigos publicados em Anais serão aceitos apenas se estiverem substancialmente reformulados. 

A FuLiA/UFMG segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio.

A FuLiA/UFMG foi fundada em 2016 pelos pesquisadores Dr. Elcio Loureiro Cornelsen e Dr. Gustavo Cerqueira Guimarães e está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, fundado em 2010.

Classificação da FuLiA/UFMG no Qualis Periódicos/CAPES (2021-2024): A4.

 

Imagem do portal: Um a zero (fragmento), 2012, Pablo Lobato (Brasil/MG).

CHAMADA v. 11 (2026): submissão até 1º de março de 2026

2025-08-23

 

DENTRO DAS QUATRO LINHAS*

 

Nas últimas décadas, o futebol se tornou um tema de destaque no âmbito da produção acadêmica brasileira.

A vasta bibliografia que se formou em torno do esporte, em geral, o interpela a partir de suas interfaces culturais, sociais, políticas ou econômicas. Esse campo de pesquisa interdisciplinar é rico em diversos aspectos que atravessam, são externos, ou estão ao redor, do jogo em si: as identidades (nacional, racial, de classe ou de gênero etc.), o fenômeno social das torcidas, a história institucional de clubes e federações, a apropriação do futebol pela política, o jornalismo e a crônica, entre outros.

Contudo, ainda há muito pouco na literatura que tenha se dedicado a pensar o esporte em si mesmo, seus modos de se jogar, suas transformações táticas e técnicas ao longo das décadas, as contribuições de dirigentes, jogadores e jogadoras, técnicos e técnicas para tais mudanças. Em suma, ainda se discute relativamente pouco sobre aquilo que Pablo Alabarces, em seu Historia Mínima del Fútbol en América Latina, chama de “história esportiva".

Parece-nos que ainda há muito o que explorar a respeito do próprio jogo e sua história, particularmente – mas não exclusivamente – no Brasil. E se existe uma grande produção não acadêmica e jornalística consolidada sobre o modo de jogar no futebol de homens, o mesmo não pode ser dito sobre o futebol de mulheres.

Portanto, ao propormos o presente dossiê da revista FuLiA/UFMG, convidamos estudiosos e pesquisadores a contribuir com artigos que investiguem a história do “jogo jogado” por homens e mulheres nesses mais de 150 anos de expansão global do esporte. Venha contribuir para essa discussão fundamental e nos ajude a ampliar o conhecimento sobre a história do futebol “dentro das quatro linhas”. 

 

Coorganizadores: Dr. João Paulo Coelho de Souza Rodrigues (UFRJ) e Dr. Diego Rafael Ambrosini (Unifesp)

 

* Previsão de lançamento: Copa do Mundo de 2026.

v. 10 n. 3 (2025): FUTEBOL, POLÍTICA E COMUNICAÇÃO: RESISTÊNCIA E PERTENCIMENTO / Coorganização: Fausto Amaro (UERJ-Brasil); Leda Costa (UERJ-Brasil); Ronaldo Helal (UERJ-Brasil)

Ver Todas as Edições

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da Faculdade de Letras da UFMG.