Estádios de futebol e linguagem potencialidades, limites e efeitos político-ideológicos de expressões metafóricas
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo objetiva analisar as potencialidades e limites explicativos de expressões metafóricas habitualmente utilizadas para se referir aos estádios de futebol, bem como alguns de seus efeitos político-ideológicos. Num primeiro momento, examino a equiparação dos estádios de futebol a campos de batalhas e argumento, entre outras coisas, que isso tende a legitimar mecanismos de controle social. Num segundo momento, discuto sua equiparação a uma prisão e mostro, entre outras coisas, que isso tende a perder de vista as novas relações entre visibilidade e poder. Num terceiro momento, investigo sua equiparação a um shopping center e indico, entre outras coisas, que isso oculta o fato de que, com frequência, os conflitos sociais irrompem no espetáculo futebolístico. Num quarto momento, examino sua equiparação a um teatro e sugiro, entre outras coisas, que isso tende a sobrevalorizar as diferenças do presente em relação ao passado.
Downloads
Detalles del artículo
Sección
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Cómo citar
Referencias
BENTHAM, Jeremy. O panóptico ou a casa de inspeção. In: TADEU, Tomaz (Org.). O panóptico: Jeremy Bentham. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 13-88.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1993.
BRASIL. Lei n ͦ 10.671, de 15 de maio de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Torcedor e dá outras providências, 20013. Disponível em: https://bit.ly/3nPe7qL. Acesso em: 01 mar. 2020.
CHAURAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2013 [1975].
FONTENELLE, Isleide. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GAFFNEY, Christopher; MASCARENHAS, Gilmar. The Soccer Stadium as a Disciplinary Stadium. Esporte e Sociedade, v. 1, p. 1-16, 2005-2006.
LOPES, Felipe Tavares Paes. Violência no futebol: ideologia na construção de um problema social. Curitiba: CRV, 2019.
LOPES, Felipe Tavares Paes; HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. “Futebol moderno”: ideologia, sentidos e disputas na apropriação de uma categoria futebolística. Revista de Estudios Brasileños, v. 5, n. 10, p. 159-175, 2018.
MURAD, Maurício. Práticas de violência e mortes de torcedores no futebol brasileiro. Revista USP, n. 99, p. 139-152, 2013.
PIVA, Raphael. Apontamentos históricos da torcida corinthiana e dos Gaviões da Fiel. In: HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de; NEGREIROS, Plínio Labriola. Os Gaviões da Fiel: ensaios e etnografias de uma torcida organizada de futebol. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015, p. 296-312.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2002.
THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. Matrizes, v. 2, n. 3, p. 17-44, 2018.
TOLEDO, Luiz Henrique. Torcidas organizadas. Campinas: Editores Associados, 1996.