Duas canções de futebol em Moçambique
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O texto traduz e analisa duas canções que abordam o futebol em Moçambique. Uma das letras, “Prefiro ir ao futebol”, de Alexandre Langa, embora possua o título em português, foi composta em xichangana. E a outra, “Matateu”, de Gonzana, o texto é em xirhonga, ambas línguas africanas de origem bantu.
Downloads
Dettagli dell'articolo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Riferimenti bibliografici
GONZANA. Matateu. In: Massoriana. Vidisco Moçambique, 1998 (CD). Disponível em: https://bit.ly/3rOKeMe.
LANGA, Alexandre. Prefiro ir ao Futebol. Ngoma, 1984 (vinil). Disponível em: https://bit.ly/3EI7WyK.
LARANJEIRA, Rui. Marrabenta: evolução e estilização (1950-2002). Maputo: Minerva print, 2014.
MIGUEL, Amâncio. Marrabentar: vozes de Moçambique. Maputo: Marambique, 2005.
NGUNGA, Armindo; FAQUIR, Osvaldo. Padronização da ortografia de línguas moçambicanas: relatório do II seminário. Maputo: Centro de Estudos Africanos-UEM, 2011.
SOPA, Antonio. A Alegria é uma coisa rara: subsídios para a história da música popular urbana em Lourenço Marques (1920-1975). Maputo: Marimbique, 2014.